Envio de dados e metadados

ENVIE SEUS DADOS

O Decreto nº 96.000/1988 vincula as instituições, nacionais e internacionais, autorizadas a realizar pesquisa e investigação científica na plataforma continental e em águas jurisdicionais brasileiras a enviar todos os dados, informações e resultados obtidos ao BNDO. O prazo para o envio do dado é de até 12 meses, por ofício ou carta para o endereço:

BANCO NACIONAL DE DADOS OCEANOGRÁFICOS - BNDO

CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA - CHM

RUA BARÃO DE JACEGUAI, S/N - PONTA DA ARMAÇÃO

NITERÓI - RJ

CEP: 24048-900

A remessa dos dados coletados devem observar os aspectos técnicos e de documentação detalhada nos PROCEDIMENTOS PARA A REMESSA DOS DADOS COLETADOS, além de serem acompanhados da FICHA DE METADADOS para armazenagem no banco de dados.

 

O que são dados?
Dados são observações documentadas ou resultados de medições.

O que são metadados?
O prefixo “meta” vem do grego e significa “além de”. Assim, metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização. Tratam-se de informações sobre data de coleta, responsáveis pela informação, o que foi coletado, entre outros.

 

ENVIE SUAS PUBLICAÇÕES

Uma das atribuições do Gerenciamento de Informações em um Centro Nacional de Dados Oceanográfico inclui divulgar as publicações que são produzidas com os dados do Repositório.
Caso tenha solicitados dados e deseje divulga-los por meio do inventário de Produção Científica, encaminhe-o por correspondência eletrônica ao endereço chm.bndo@marinha.mil.br.