Previsão Meteoceanográfica

MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA
SERVIÇO METEOROLÓGICO MARINHO
 
PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA
Emitida em 22 de maio de 2019 às 18:00h (fuso +3h)
Período de validade de 23 a 24 de maio de 2019
 
A Depressão Subtropical que estava sobre a área SUL OCEÂNICA da METAREA V perdeu força tornando-se somente uma área de baixa pressão. No entanto, seu deslocamento na direção Leste/Sudeste, continuará ocasionando pancadas de chuva e ventos na região. A partir do dia 23 esse sistema começará a adquirir características extratropicais, com a formação de uma frente fria a ele associada. Já na área ALFA a passagem de um novo sistema frontal ocasionará pancadas de chuva, ventos fortes e deixará o mar agitado.
Por conta da situação sinótica descrita acima, foram emitidos avisos de vento forte a duro (até 102 km/h), com rajadas, para a área ALFA e muito forte (até 87 km/h) para a área BRAVO. Também para a área ALFA foi emitido um aviso de mar grosso/muito grosso com ondas da direção Sudeste/Leste de 3,0 a 4,5 metros e um aviso de ressaca entre as cidades de Rio Grande e Cabo de Santa Marta (SC).
Na porção norte da METAREA V, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, nas áreas GOLF, HOTEL e NORTE OCEÂNICA entre o Equador e 05ºN.
Os avisos de mau tempo emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para a área de responsabilidade do Brasil podem ser acompanhados através do link:
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo