Previsão Meteoceanográfica

MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA
SERVIÇO METEOROLÓGICO MARINHO
 
PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA
Emitida em 20 de fevereiro de 2019 às 14:00h (fuso +3h)
Período de validade de 21 a 22 de fevereiro de 2019
 
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) persiste ao longo do dia 20, com atividade convectiva sobre o continente e a área DELTA fazendo com que as áreas de instabilidade estendam-se até as regiões litorâneas entre o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Porém, para o período de previsão a ZCAS perderá a sua configuração e as pancadas de chuva nessas regiões poderão ocorrer devido à presença de calor e umidade na atmosfera.
Um sistema frontal em formação no sul da METAREA V avançará para leste ao longo dos dias 21 e 22, influenciando assim as condições do tempo na área SUL OCEÂNICO, ao sul de 25ºS. A passagem desse sistema poderá provocar pancadas de chuva de moderada intensidade sobre a área supracitada ao longo dos próximos dias.
No período considerado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará atuando sobre o norte da área FOXTROT, com previsão de chuva forte e trovoadas no litoral dos estados do Pará e do Amapá, além do sul da área GOLF e parte da área NORTE OCEÂNICA.
Os avisos de mau tempo emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para a área de responsabilidade do Brasil podem ser acompanhados através do link:
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo