Previsão Meteoceanográfica

MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA
SERVIÇO METEOROLÓGICO MARINHO
 
PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA
Emitida em 15 de outubro de 2018 às 17:30h (fuso +3h)
Período de validade de 16 a 17 de outubro de 2018
 
Ao longo dos dias 16 e 17, um centro de alta pressão influenciará as condições de tempo sobre as áreas ALFA, BRAVO e SUL OCEÂNICA. Sobre parte da área BRAVO e na área CHARLIE, áreas de instabilidade que se prolongam desde o interior do continente deixarão o céu com muitas nuvens e favorecerão a ocorrência de chuva. A frente fria que vinha atuando nos últimos dias seguirá seu deslocamento, atravessando parte da área SUL OCEÂNICA ao norte de 25°S, ainda acompanhada por pancadas de chuva ocasionalmente fortes.
A intensificação do sistema de alta pressão supracitado ocasionará, a partir da noite do dia 16, ventos fortes sobre a área ALFA a oeste de 047ºW, situação que motivou a emissão de um aviso de mau tempo para essa área a partir desse horário.
Um novo sistema frontal, que passará ao sul da METAREA durante o dia 16, causará agitação marítima sobre a área SUL OCEÂNICA ao sul de 30ºS e leste de 030ºW. Por conta disso, foi emitido um novo aviso de mar muito grosso para essa área, válido entre a noite do dia 16 e a noite do dia 17.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue provocando pancadas de chuva ocasionalmente fortes e trovoadas isoladas no extremo norte das áreas HOTEL e NORTE OCEÂNICA.
Os avisos de mau tempo emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para a área de responsabilidade do Brasil podem ser acompanhados através do link:
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo