Previsão Meteoceanográfica

MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA

SERVIÇO METEOROLÓGICO MARINHO

 

PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA

Emitida em 21 de junho de 2018 às 18:00h (fuso +3h)

Período de validade de 22 a 23 de junho de 2018

 

A Alta Subtropical do Atlântico Sul deverá atuar sobre a METAREA V ao longo dos dias 23 e 24 de junho gerando estabilidade em grande parte do país. No entanto, duas frentes frias deverão influenciar o tempo nas latitudes ao sul de 25S gerando ventos intensos e ondas altas.

Em decorrência da situação descrita acima, foram emitidos avisos de vento forte/muito forte (entre 28 e 40 nós) para a área ALFA e de vento muito forte/duro (entre 34 e 47 nós) para a área SUL OCEÂNICA ao sul de 30S. Continuam em vigor os avisos de mar grosso/muito grosso (entre 3,0 e 6,0 metros) para a área ALFA, mar grosso (entre 3,0 e 4,0 metros) para a área BRAVO e mar muito grosso/alto (entre 4,0 e 7,0 metros) para a área SUL OCEÂNICA ao sul de 30S. Existe ainda um aviso de ressaca para a área ALFA, entre as cidades de Tramandaí (RS) e Laguna (SC), com ondas de 2,5 metros entre a tarde do dia 22 e a madrugada do dia 23 de junho. Por último, foi emitido um aviso de ressaca entre Ilha Grande (RJ) e Arraial do Cabo (RJ) da tarde do dia 23 de junho a manhã do dia 24 de junho.

Na porção norte da METAREA V, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e algumas ondas tropicais continuarão atuando sobre o norte da área HOTEL e extremo norte da área NORTE OCEÂNICA, provocando acumulados ocasionalmente significativos de precipitação e trovoadas isoladas.

Os avisos de mau tempo emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para a área de responsabilidade do Brasil podem ser acompanhados através do link:

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo