Outros dados e produtos

Tipo de Dados disponíveis:

  • Oceanográficos (dados de boias, flutuadores Argo e dados de comissões, oriundos de equipamentos como CTD, XBT, Garrafa de Nansen, por exemplo);
  • Geológicos oriundos de amostras de fundo (tença, análises granulométricas, mineralógicas e outros);
  • Pluviográficos (altura observada em estações fluviométricas)
  • Maregráficos (previsões de maré, altura observada em estações maregráficas, alturas do nível do mar – GLOSS - e constantes harmônicas principais de marés);
  • Correntométricos (direção, intensidade em perfis de profundidade e na superfície);
  • Meteorológicos (dados das estações meteorológicas fixas e móveis, previsões meteoromarinha, cartas sinóticas, modelagem numérica);
  • Geofísicos (Dados do LEPLAC – sísmica multicanal, mini air-gun, subbottom profiler, magnetometria, gravimetria e batimetria, monofeixe e multifeixe).

Solicitações
As solicitações de dados, informações técnicas, cópias de documentos ou produtos que não constam para download no site deverão ser encaminhadas por e-mail ou por correspondência postal para o BNDO. No e-mail deverão constar as seguintes informações:
          Dados do solicitante: nome completo, endereço, telefone e e-mail;
          Dados da instituição ou empresa a que está vinculado: nome, telefone, fax e endereço, caso se aplique;
          Dados do projeto de pesquisa: título, órgão financiador do projeto, resumo, o motivo da solicitação e a aplicação dos dados, caso se aplique.
          Parâmetros de busca: latitude/longitude, nome/número da estação, data-hora e tipos de dados.

A Norma de Acesso aos Dados (NAD-DHN) tornou aberto ao público de forma gratuita a maioria dos dados e produtos gerados por este Centro, bem como aqueles de caráter ostensivo que estão sob sua guarda. Entretanto, os dados que ainda não estão inclusos na NAD, para fins de isenção de pagamento, deverão ser solicitados através de e-mail institucional, por carta ou ofício da Instituição assinado pelo titular ou responsável pelo projeto.

Fornecimento
Após recebimento da solicitação será verificada a existência das informações pertinentes na base de dados do CHM e observada a possibilidade do atendimento do solicitante. Poderá ser exigida a assinatura de um Termo de Compromisso, que compromete a instituição ou indivíduo a não repassar os dados a terceiro e não dar destinação diversa da especificada na solicitação.
Caso o dado seja pago, será enviado um orçamento prévio, via GRU, e os dados bancários da conta da Marinha, para que o cliente efetue o pagamento. As cópias dos comprovantes deverão ser enviadas por e-mail para o endereço chm.bndo@marinha.mil.br. Ao final do atendimento será solicitado o preenchimento do questionário para avaliação do Grau de Satisfação do Cliente.

Dados do LEPLAC
O Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) é o programa de Governo com o propósito de estabelecer o limite exterior da nossa Plataforma Continental no seu enfoque jurídico, ou seja, determinar a área marítima, além das 200 milhas, na qual o Brasil exercerá direitos de soberania para a exploração e o aproveitamento dos recursos naturais do leito e subsolo marinho. Os dados gerados pelo LEPLAC são abertos para pesquisadores nacionais, e inclui batimetria, sísmica, magnetometria e gravimetria. Desta forma, as solicitações estarão sujeitas à análise de vericidade e de pertinência das informações fornecidas pelo solicitante.
As solicitações destes dados deverão ser realizadas mediante preenchimento do Formulário de Solicitação, especifico para o LEPLAC, observando a fase do levantamento (Fase I ou II) e o número das linhas disponíveis no arquivo SHAPE, e seu envio para o endereço eletrônico do BNDO chm.bndo@marinha.mil.br.
     Formato dos Dados:
              1. Batimetria:
                      Fase I – dados monofeixe no formato ASCII, e
                      Fase II – dados multifeixe no formato GRD (Surfer);
              2. Sísmica:
                     Reflexão multicanal e Mini Air-Gun no formato SEGY da fase I e II, ou
                     Imagem (JPEG) fase I;
              3. Perfilagem 3,5 KHz: no formato SEGY; e
              4. Gravimetria e Magnetometria: no formato ASCII.

Caso solicitado, o dado poderá ser acompanhado de um relatório com a metodologia de aquisição e processamento. O envio do dado está condicionado a assinatura Termo de Responsabilidade (Fase I e/ou Fase II).

 

Observação: Indicamos utilizar o navegador Mozilla Firefox para acessar os documentos supracitados.