Pular para o conteúdo principal

Notícias

A Banda dos Fuzileiros Navais fez um concerto especial na noite de ontem (13), durante a abertura da quarta edição da maior conferência global de tecnologia e inovação, a Rio Innovation Week, que acontece até a próxima sexta-feira (16) no Centro do Rio de Janeiro. Os militares músicos encantaram os presentes com uma apresentação de aproximadamente uma hora, recheada de sucessos nacionais e internacionais, além da participação das tradicionais gaitas de fole do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Mais de duas mil pessoas compareceram ao Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) para viver um “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, no sábado (03/08), na Ilha do Governador (RJ). O principal objetivo da ação é a inclusão de pessoas com deficiência.

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), recebeu, no dia 5 de agosto, a nova turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) com a participação de mulheres. O evento marca mais um passo significativo na integração feminina nas Forças Armadas, refletindo um compromisso contínuo com a igualdade de oportunidades.

Até o dia 31 de julho, o XIX Rio Harp Festival recebe músicos de 20 países em vários espaços do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Europa e Caribe. E a Marinha do Brasil (MB) participou de forma especial na edição deste ano: com apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), na Igreja da Candelária, que comemorava 126 anos de inauguração. Dividido em três atos, o evento contou com a Sargento Giovana Sanches, harpista da Banda Sinfônica do CFN, que mostrou todo seu talento e habilidade com as cordas, trazendo uma obra solo.

Na tarde de sexta-feira (05/07), em cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), 660 jovens comemoraram a conclusão do curso de 19 semanas, incluindo as 114 primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais. O evento celebrou a formação dos novos Combatentes Anfíbios e também a concretização da presença de mulheres em todos os Corpos e Quadros da Força Naval. A data representa um marco na inclusão e na igualdade de oportunidades dentro das Forças Armadas brasileiras.

O curso de Operações de Paz para Mulheres da Marinha do Brasil (MB) atraiu mais de 80 militares e civis, de 37 países, com o propósito de fortalecer as habilidades e conhecimentos relacionados às operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), além de incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina nessas missões. Em parceria com o Itamaraty, o curso conta com a presença de 50 estrangeiras, consolidando-se como possivelmente o mais procurado do mundo no segmento.

A Marinha do Brasil (MB) e a Receita Federal assinaram um acordo de cooperação para beneficiar crianças de escolas municipais do Rio de Janeiro com novos computadores. Só nesta semana, a parceria permitirá a inclusão social de alunos de três escolas públicas da Rede Municipal, por meio da instalação de salas de informática. A assinatura do acordo foi realizada na Escola Municipal Amadeu Rocha, na Ilha do Governador, que na mesma ocasião recebeu sua sala de informática.

Com um histórico de sucesso e contribuição significativa para o esporte de alto rendimento no Brasil, o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM) se prepara para mais um desafio: os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto.

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) foi o cenário de um evento especial que reuniu cerca de 1.500 pessoas em uma celebração de inclusão e diversão no sábado (22/06). O evento "Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro" foi realizado por meio de uma parceria entre o CEFAN, o Abrigo do Marinheiro, o SESC Rio e a  Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência.

A Marinha do Brasil celebrou a entrega da embarcação “Sargento Barnabé”, um novo meio de transporte, destinada a atender os moradores da Ilha da Marambaia. A cerimônia de entrega, realizada no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), contou com a presença de autoridades militares e civis. Além do uso pelos moradores, a embarcação também será utilizada por militares do CADIM.A embarcação “Sargento Barnabé”, a primeira de uma nova classe, tem capacidade para 200 passageiros e 4 tripulantes.

A Ilha da Marambaia foi palco de um momento marcante para os 768 alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN).  A Marinha do Brasil realizou uma cerimônia para a entrega de distintivos aos alunos da Turma I/2024, que entrou para a história ao incluir, pela primeira vez, mulheres entre os Aprendizes-Fuzileiros. A entrega dos distintivos, que serão agora ostentados nos uniformes camuflados, marca a última etapa antes da formatura, que ocorrerá no dia 5 de julho.

Uma das características marcantes do Corpo de Fuzileiros Navais é o espírito de corpo, que se relaciona diretamente com a vocação de ajudar o próximo. Em face da tragédia que vitimou a população gaúcha, 407 militares se voluntariaram para deixar seus lares e seguir do Rio de Janeiro rumo ao sul do Brasil. Desses, 346 estão substituindo os militares que já atuavam nesta missão há um mês. Os outros 61 são militares que pediram para permanecer no estado por mais 30 dias.

A Marinha do Brasil (MB) e o Grupo EDGE inauguraram um espaço equipado com materiais de alta tecnologia, que deverão ser utilizados na capacitação de militares e em atividades educacionais com jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP).

A Marinha do Brasil (MB) e a empresa Condor Tecnologias Não Letais assinaram, na quinta-feira (6), um protocolo de intenções que permitirá aumentar o nível de conhecimento no emprego das tecnologias não letais, atualmente disponíveis e em desenvolvimento. A parceria também permitirá a aplicação de técnicas em futuras operações do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O protocolo, negociado ao longo dos últimos meses, prevê a atuação conjunta das instituições em três eixos principais: conhecimento; preparo e emprego; e direcionamento futuro.

Na manhã do dia 13 de maio, foi realizada a Cerimônia alusiva ao 215º aniversário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), no Quartel General daquela Força Policial.

Central de Conteúdos