Comandante-Geral

 

 

Almirante de Esquadra (FN) JORGE ARMANDO NERY SOARES

 

Nascido em 05 de fevereiro de 1960, na Cidade do Rio de Janeiro - RJ, o Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares incorporou às fileiras da Marinha do Brasil no dia 28 de fevereiro de 1975, no Colégio Naval. Graduado pela Escola Naval, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1980. 

 Após realizar a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, no Navio Escola “Custódio de Mello”, apresentou-se no Grupo de Artilharia da Divisão Anfíbia. Cumpriu com destaque comissões no Gabinete do Ministro da Marinha, na Secretaria de Assuntos Estratégicos, no Navio-Escola “Brasil” e no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves. Comandou o Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais e foi Imediato do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo e do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, sua última função como oficial superior.   

 Foi promovido a Contra-Almirante em 25 de novembro de 2010. Exerceu o cargo de Subchefe de Logística Operacional do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Comandou a Tropa de Reforço no período de março de 2013 a abril de 2015 e, posteriormente, assumiu o comando da Divisão Anfíbia até março de 2016. Foi promovido a Vice-Almirante em 31 de março de 2016. Exerceu os cargos de Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais e Comandante do Material de Fuzileiros Navais e de Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra. Em 31 de março de 2021 foi promovido a Almirante de Esquadra (FN), onde foi designado para o cargo de Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, cargo que ocupa desde 14 de maio de 2021.

 Realizou o Curso Especial Avançado de Operações Anfíbias, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Artilharia, no Exército Brasileiro; os Cursos Básico e de Estado-Maior para Oficiais Superiores na Escola de Guerra Naval e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra. No exterior foi Adido Naval no Peru. 

 No decorrer dos seus 45 anos de serviço foi agraciado com importantes condecorações, das quais se destacam: Ordem do Mérito da Defesa (grau de Grande Oficial); Ordem do Mérito Militar (grau Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (grau Comendador); Ordem do Mérito Naval (grau Grã Cruz); Ordem do Mérito Judiciário Militar (grau Alta Distinção); Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro e Passador de Ouro; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Anfíbio (duas âncoras em bronze); Medalha do “Pacificador”; Medalha Mérito “Santos Dumont”; Ordem Cruz Peruana Al Mérito Naval; e Colar do Mérito Judiciário.

 O Almirante Armando é casado com a senhora Liane Viégas Soares, com quem tem dois filhos: Mariana Viégas Soares e Luiz Felipe Viégas Soares.