Almirante de Esquadra (FN) CARLOS CHAGAS VIANNA BRAGA
Nasceu em 30 de setembro de 1964, no Rio de Janeiro. Formou-se na Escola Naval em 1985, como primeiro no Corpo de Fuzileiros Navais.
Iniciou a carreira como Comandante de Pelotão no 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais. Como Oficial de Artilharia Antiaérea, exerceu todas as funções, desde Comandante de Pelotão a Comandante de Batalhão.
Comandou o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea; Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais; Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes; Comissão de Desportos da Marinha; Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo; Centro de Comunicação Social da Defesa e a Força de Fuzileiros da Esquadra.
Foi Assistente do primeiro Force Commander da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), em 2004/2005; coordenou a participação da Marinha do Brasil nas operações de ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, em 2010; e foi o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coordenação Geral de Defesa de Área, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Suas principais comissões incluem, ainda, o então Gabinete do Ministro da Marinha, Oficial de Operações na Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), Chefe do Departamento de Pesquisa e Doutrina, Imediato do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e Assessor Especial do Ministro de Estado da Defesa. É Doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com tese sobre o uso da força em nome da comunidade internacional.
Possui inúmeros trabalhos publicados sobre defesa, estratégia e operações de paz, em periódicos nacionais e internacionais, como a revista britânica International Peacekeeping, o anuário canadense Guide du Maintien de la Paix, o jornal russo Rossiyskaya Gazeta e a Revista Brasileira de Política Internacional.
Possui Mestrado em “Military Studies”, pela Marine Corps University, Quantico.
Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (CAOCFN) e Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores, na Escola de Guerra Naval, ambos concluídos em primeiro lugar, e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra. No exterior, realizou o US Army Air Defense Artillery Officer’s Advanced Course e o USMC Command and Staff College, ambos concluídos com distinção.
Dentre as principais condecorações, destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Militar; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito Judiciário Militar; Medalha Mérito Desportivo Militar; Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Anfíbio (3 âncoras); Medalha Prêmio Vanguarda; Medalha Prêmio Almirante Sylvio de Camargo; Medalha Prêmio Escola de Guerra Naval; Medalha da Organização das Nações Unidas - “Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti” - MINUSTAH; Ordem do Mérito “Conseil Internacional des Sports Militaires (CISM)”; Medalha Mérito Pedro Ernesto, da Cidade do Rio de Janeiro; e Medalha Mérito “Royal Korean Marine Corps Veterans Association”.
Foi promovido ao posto de Almirante de Esquadra em novembro de 2022. Atualmente é o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.