Na tarde de sexta-feira (05/07), em cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), 660 jovens comemoraram a conclusão do curso de 19 semanas, incluindo as 114 primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais. O evento celebrou a formação dos novos Combatentes Anfíbios e também a concretização da presença de mulheres em todos os Corpos e Quadros da Força Naval. A data representa um marco na inclusão e na igualdade de oportunidades dentro das Forças Armadas brasileiras.
Além do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, além de autoridades civis, militares e dos poderes Legislativo e Judiciário.
Durante o seu discurso, o Ministro da Defesa agradeceu às famílias por emprestarem seus filhos ao País. “Através da Marinha, vão aprender a defendê-lo. O dia de hoje representa uma grande conquista pessoal, construída à base de muito esforço, abdicação, sacrifício e empenho para superar os mais diversos desafios existentes nessa jornada. O mérito dessa vitória pertence a cada um de vocês”, frisou. O Comandante da Marinha dirigiu-se aos formandos e destacou a importância deste marco para a Marinha. “Esta cerimônia consagra, substancialmente, a transição a vibrantes guerreiros e guerreiras, defensores da integridade da Pátria brasileira. Digna de reconhecimento, a formação de 114 combatentes anfíbias personifica o vigor e a capacidade intrínsecos à mulher para desempenhar com excelência as vicissitudes inerentes ao cotidiano militar".
Ao entender as diferenças e em busca do melhor aproveitamento das habilidades individuais, a MB realizou diversas adaptações para a inclusão feminina, como a alteração de uniformes, coletes e até de armamentos, além de alterações no dia-a-dia, como a implementação do reconhecimento facial em alojamentos. Coletes balísticos, coldres e paineis de perna foram adaptados para evitar lesões.