Evento também contempla arrecadação de doações e acontece no dia 16 de dezembro, na Capital
A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou, no dia 16 de novembro, Dia Nacional da Amazônia Azul, uma ação cívico social de recolhimento de resíduos na orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre-RS. A atividade ocorreu pela manhã, das 9h às 13h, e envolveu militares da CFPA, os clubes Veleiros do Sul, SAVA Clube e o Iate Clube Guaíba, grupos de escoteiros do mar Passo da Pátria e Seival e o Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, foram recolhidos mais de 150 quilos de lixo.
O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) realizou, no dia 1º de novembro, a ativação do Grêmio da Marinha do Brasil. A cerimônia foi realizada durante a formatura geral dos alunos e contou com a presença do Comandante do CMPA, Coronel Claudio Emmanuel Faulstich Alves e do Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior.
A Capitania Fluvial de Porto Alegre recebeu, no dia 5 de novembro, uma viatura Van Sprinter, de 16 lugares, da Mercedes Benz. A entrega das chaves do veículo foi realizada pelo Deputado Federal Carlos Gomes ao Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira e ao Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior.
A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou, no dia 05 de novembro, a Cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha e de imposição da Medalha Amigo da Marinha. Na oportunidade, foram condecoradas 35 personalidades e seis instituições que se distinguem no relacionamento com a Marinha do Brasil e no trabalho de divulgar a mentalidade marítima.
O 1º Encontro de Clubes e Entidades Náuticas do Rio Grande do Sul reuniu mais de 320 pessoas no Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 de setembro. O evento, que fez parte das comemorações do Dia Marítimo Mundial, teve como objetivo reunir a comunidade náutica rio-grandense, divulgar a Marinha do Brasil, incrementar a mentalidade marítima e formar disseminadores da segurança da navegação, esteve recheado de atrações.
A Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre, com o apoio da Marinha do Brasil, realizará o “1º Encontro de Clubes e Entidades Náuticas do Rio Grande do Sul”, nos dias 29 e 30 de setembro de 2018. O evento será realizado no Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre-RS, e visa reunir a comunidade náutica rio-grandense com o propósito de divulgar a Marinha do Brasil, incrementar a mentalidade marítima e formar disseminadores da segurança da navegação.
Centenas de pessoas assistiram as apresentações da Banda do GptFNRG
A Marinha do Brasil (MB) participou, de 25 de agosto a 2 de setembro, da 41ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina. O evento é realizado anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS. O estande da MB, que reuniu Organizações Militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval, recebeu cerca de 3.500 visitantes durante os nove dias da Feira.

A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou, no dia 13 de julho, a entrega dos Certificados e Carteiras de Habilitação da turma IV/2018 do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Públicos (ETSP). O curso capacitou 26 servidores da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) do Rio Grande do Sul e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) para tripular embarcações ou conduzir pequenas embarcações de até 8 metros de comprimento, empregadas na navegação interior.
