Serviços de Saúde

Introdução

Além das atividades de Ensino Profissional Marítimo e Segurança da Navegação, a Capitania Fluvial de Porto Alegre, como Organização Militar com Facilidades Médicas(OMFM), é também responsável pela administração da prestação de assistência médico-hospitalar aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM) em sua Área de abrangência.

São considerados usuários do SSM os contribuintes e seus dependentes, previstos nos artigos 4º, 5º e 6º do Regulamento do FUSMA, aprovado pela Portaria nº 330/MB, de 25 de setembro de 2009, do Comandante da Marinha.

Com o propósito de divulgar, mais detalhadamente, as suas atribuições e orientar os usuários do SSM, a DSM disponibiliza o Manual do usuário do Sistema de Saúde da Marinha, que apresenta os principais assuntos abordados nas Normas para Assistência Médico-Hospitalar – DGPM-401.

Horário de atendimento ao público:

O Serviço de Saúde da CFPA mantém o horário de expediente externo das 8h até às 12h. Quaisquer documentos relativos a solicitação de consultas, exames ou procedimentos devem ser entregues unicamente aos militares do Serviço, durante o atendimento. Apenas as cópias dos documentos devem ser deixadas, e orientamos aos usuários que mantenham sob sua guarda os originais.

Recomendamos que os procedimentos sejam agendados nos credenciados somente após sua autorização pela Diretoria de Saúde da Marinha, mediante emissão da Guia de Apresentação do Usuário (GAU).

Atendimento em Organização de Saúde Extra-Marinha:

Conforme consta da DGPM-401, Organização de Saúde Extra-Marinha (OSE) é toda e qualquer Organização de Saúde não pertencente ao Sistema de Saúde da Marinha.

Quando houver necessidade de encaminhamento do usuário para prestação da Assistência Médico-Hospitalar, deverá ser obedecida à ordem de prioridade abaixo, ressalvadas razões especiais, técnicas ou administrativas, e situações de emergência:

a) Organizações de Saúde de outra Força Armada ou Forças Auxiliares;

b) Organizações de Saúde públicas (Federal, Estadual e Municipal);

c) Organizações de Saúde civis, credenciados por OMFM.

 

Relação das Organizações de Saúde:

Organizações de Saúde Extra-Marinha (OSE) Militares

Organizações MIlitares com Facilidades Médicas

Organizações de Saúde Extra-Marinha (OSE) Credenciados