Serviços de Saúde

Introdução

A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), como Organização Militar com Facilidades Médicas (OMFM), é responsável pela administração da prestação de Assistência Médico-Hospitalar (AMH) aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM) em sua área de abrangência.

Atendimento ao Público

O Serviço de Saúde da CFPA apresenta o horário de expediente ao público externo das 8h às 12h para marcação de consultas e atendimento a procedimentos administrativos. Quaisquer documentos relativos a solicitação de consultas, exames ou procedimentos devem ser entregues unicamente aos militares do Serviço durante o atendimento. Apenas as cópias dos documentos devem ser deixadas, e orientamos aos usuários que mantenham sob sua guarda os originais.

Cada demanda de saúde é avaliada individualmente e, quando houver indicação, o usuário será encaminhado para a assistência médica ou odontológica em organizações de saúde extra-Marinha (OSE) militares (Exército ou Aeronáutica) ou credenciadas civis.

Atendimento Odontológico

Os atendimentos de Odontologia são realizados no consultório odontológico localizado nas dependências da Divisão de Saúde. A marcação de consulta será feita diretamente na área destinada para atendimento ao usuário. Os encaminhamentos dos casos que transcendam a capacidade de atendimento serão devidamente encaminhados para OSE pelo Cirurgião-Dentista, sendo desaconselhada a procura direta por parte do usuário aos serviços extra-MB, (exceto casos de urgência/emergência fora do horário de expediente ao público externo).

Atendimento Médico

Os atendimentos médicos são realizados no consultório localizado nas dependências da Divisão de Saúde. A marcação de consulta será feita diretamente na área destinada para atendimento ao usuário. Os encaminhamentos dos casos que transcendam a capacidade de atendimento serão devidamente encaminhados para OSE pelo médico, sendo desaconselhada a procura direta de especialista por parte do usuário aos serviços extra-MB, (exceto casos de urgência/emergência fora do horário de expediente ao público externo).

Atendimento em Organização de Saúde Extra-Marinha:

O encaminhamento ocorre por meio da Guia de Apresentação do Usuário (GAU) que tem validade de 30 (trinta) dias podendo ser revalidada por mais (30) trinta. Os contribuintes titulares e os dependentes diretos estarão sujeitos ao pagamento de vinte por cento (20%) e os dependentes indiretos em cem por cento (100%) das indenizações devidas pela AMH que lhes forem prestadas. A relação de credenciadas está disponível nos links:

Organizações de Saúde Extra-Marinha (OSE) Militares

Organizações Militares com Facilidades Médicas

Organizações de Saúde Extra-Marinha (OSE) Credenciados

Com o intuito de aprimorar o atendimento além do fluxo de usuários, está disponível o fornecimento de GAU de forma remota. A solicitação pode ser feita por meio do e-mail cfpa.gau@marinha.mil.br. O campo ASSUNTO deverá ser preenchido com: “Emissão de Guias”. Deverão constar:

a) Nome, NIP e telefone de contato do usuário;

b) Cópia da Identidade do usuário;

c) Cópia da solicitação contendo o procedimento, exame ou especialidade a ser encaminhada;

d) Informar a Clínica ou profissional de preferência.

Guias de baixo custo, ou seja, autorizadas por esta OMFM, podem ser retiradas em torno de 02 dias úteis após a solicitação. As Guias de alto custo, ou seja, que dependem de autorização prévia da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), serão liberadas em aproximadamente 10 dias úteis. As guias serão disponibilizadas na Sala de Estado da CFPA e entregues somente ao titular, responsável, ou dependente (se maior de idade), portando identificação com foto, de 09 às 11h e de 13:30 às 16h.

Informações Complementares

A Divisão de Saúde promove ainda o atendimento pericial aos militares da ativa nos casos de controle periódico por meio de Médico Perito Isolado (MPI).

Não há Setor de Distribuição de Medicamentos (SeDiMe).

Não são realizados atendimentos em caráter de urgência/emergência. Nesses casos, o usuário deve se dirigir a uma unidade de saúde observando, se a distância ou o caráter emergencial permitirem, a ordem citada abaixo:

a) Organizações de Saúde de outra Força Armada ou Força Auxiliar;

b) Organizações de Saúde Públicas (Federal, Estadual e Municipal);

c) Organizações de Saúde Extra-Marinha credenciadas pela OMFM.

Orientações complementares, material informativo e conteúdo de saúde estão disponíveis no Manual do usuário do Sistema de Saúde da Marinha e na página principal do Saúde Naval (www.marinha.mil.br/saudenaval).

Telefone para contato da Divisão de Saúde da CFPA: (51) 3226-1711 ramal 227.