Autoridade Certificadora de Defesa (AC Defesa)

 

A Portaria Normativa Nº 17/MD, de 13 de abril de 2018 estabelece as normas de funcionamento da Autoridade Certificadora de Defesa – AC Defesa. Nessa estrutura o Serviço de Identificação da Marinha atua como um Agente de Registro Remoto (ARR). Os diversos ARR da estrutura do AC Defesa funcionarão na Administração Central do Ministério da Defesa e em OM dos Comandos das Forças Singulares. Atualmente, na estrutura do AC Defesa, os certificados são emitidos no Rio de Janeiro/RJ, pelo SIM, e em Brasília/DF, pela Autoridade de Registro, anexa ao SIDOM (VI COMAR).

 

Os certificados digitais de assinatura e autenticação do tipo A3 poderão ser emitidos para Oficiais Generais, Titulares de OM e agentes administrativos que necessitem de certificados para autenticação nos sistemas da Administração Pública Federal (APF), como Ordenadores de Despesa, Agentes Financeiros ou operadores de sistemas e-consig, conforme estabelecido na DCTIMARINST Nº 31-05. Em casos não previstos a DCTIM poderá ser consultada tecnicamente para orientar às OM na necessidade ou não de emissão de certificados. Salienta-se que não há necessidade de emissão de novo certificado caso o existente, emitido por outra Autoridade Certificadora, ainda esteja válido.

 

Participo que o agendamento para atendimento se dará exclusivamente pelo sítio eletrônico da Autoridade Certificadora da Defesa, no link “Para você” (https://www.acdefesa.mil.br/index.php/para-voce).

 

A agenda para o atendimento será disponibilizada todas as quintas-feiras da semana anterior ao atendimento. Estarão disponíveis os seguintes dias e horários:

 

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

9h30

9h30

9h30

10h30

10h30

10h30

13h30

13h30

13h30

14h30

14h30

14h30

 

As dúvidas poderão ser dirimidas pelo telefone (21) 2104-6566, ramal: 4444 ou por e-mail: rios.aguiar@marinha.mil.br.

 

Não há a possibilidade de agendamento por telefone ou e-mail com o SIM.