📅 Publicado em 13 de março de 2023

Noites mal dormidas podem impactar negativamente a saúde de todos. A privação do sono afeta a imunidade, o humor e as funções cognitivas, como memória e aprendizado.
Algumas ações são capazes de melhorar a qualidade do sono de adultos e crianças, inclusive de bebês. Uma dessas medidas é a utilização de sons – ruídos branco, rosa e marrom – para relaxar e dormir.
Mas o que são os ruídos branco, rosa e marrom?
Hoje em dia, esse termo é utilizado para se referir a qualquer som constante com a capacidade de abafar barulhos externos. Ele diminui a capacidade de ativação do cérebro, possibilitando sonos mais profundos e de maior qualidade.
O ruído branco é uma combinação de todas as frequências do espectro acústico, que se regulam para mascarar a maioria dos pequenos sons. Alguns descrevem o ruído branco como um chiado semelhante a um rádio sintonizado em uma frequência não utilizada.
Para pesquisadores, o ruído rosa é uma versão mais suave e refinada do ruído branco. Ele enfatiza as frequências mais baixas. Esses sons são, supostamente, mais agradáveis aos ouvidos – pense em uma chuva constante ou nos movimentos das marés.
Já o ruído marrom é ainda mais baixo do que ruído rosa, mais parecido com o barulho de ventos fortes, um rio correndo ou uma arrebentação violenta. Alguns afirmam que é o mais calmante dos três.
Atualmente existem plataformas e aplicativos que reúnem uma variedade desses ruídos.
No Dia Mundial do Sono, conversamos com a 1T (T) Mirella, mãe dos trigêmeos Miguel, Gabriel e Rafael de 1 aninho, sobre a influência dos ruídos nas sonecas dos filhos.
Mirella: Moro em uma região central, muito movimentada e barulhenta. Não queria que o sono deles fosse interrompido. Por isso, desde bebês optei pelo ruído.
Mirella: Ainda durante a gravidez, eu e meu marido começamos a pesquisar sobre o ruído branco e seus benefícios. Vi que os bebês poderiam ter um sono mais tranquilo com ele. Depois do parto, quando os levei a uma consulta com o médico e perguntei sobre a utilização dos ruídos, o pediatra disse que era uma boa opção para abafar os sons externos.
Mirella: Os três dormem ao som do ruído (com a trilha de um aspirador de pó). No início, usávamos um aplicativo no celular com vários sons de ruído. Vimos que deu tão certo que compramos um aparelho específico.
Mirella: Eles já associam o som do ruído à hora do sono. Só de escutar, já ficam relaxados. Sempre uso o mesmo ruído (simulando um aspirador de pó).
Mirella: Assim que eles saíram da maternidade. Logo que foram para casa.
Mirella: Tanto nos sonos à noite quanto nas sonecas ao longo do dia. Pra mim, funcionou muito bem. Recomendaria às mamães que buscam um sono mais tranquilo para os seus bebês.