Perguntas Frequentes



Como proceder em casos de urgências/emergências médicas e odontológicas em regiões onde não existam unidades de saúde da Marinha?

A Marinha garante uma Assistência Médico Hospitalar em todo o território nacional, com atenção ambulatorial e hospitalar aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM).Confira a lista com as OMH Distritais

Se na localidade em que ocorreu a emergência não existir uma Organização Militar Hospitalar (OMH) ou se a distância ou o caráter emergencial não permitirem acessá-la, dirija-se a unidade de saúde mais próxima obedecendo, prioritariamente, a seguinte ordem:

  1. Organizações de Saúde de outra Força Armada ou Forças Auxiliares;
  2. Organizações de Saúde Públicas (Federal, Estadual e Municipal); e
  3. Organizações de Saúde civis credenciadas.

Atenção!

-Dirija-se a um hospital da rede privada somente em casos de risco de morte.

Em quaisquer casos, é indispensável que a comunicação do atendimento com uma OM da Marinha ocorra nas primeiras 48 horas.


Como faço para participar dos Programas de Saúde?

Os Programas de Saúde da Marinha abrangem diversas especialidades com ações de prevenção e informação. Todos os usuários do Sistema de Saúde da Marinha podem participar das campanhas e oficinas disponíveis nas Unidades de Saúde. Informe-se sobre os horários de cada local. Para saber mais, acesse a aba "Programas de Saúde" e o "Fique Atento”.


O Saúde Naval já existe em todas as Unidades de Saúde da Marinha pelo país?

A implementação do Saúde Naval começou pelo Rio de Janeiro. Em breve, todas as Unidades de Saúde da Marinha farão parte desse sistema único e integrado. O objetivo do Saúde Naval é ajudar militares, servidores civis e seus dependentes a cuidar melhor da saúde e conhecer mais as Unidades de Atendimento, profissionais e serviços oferecidos.


Como devo proceder para ter o primeiro acesso ao sistema?

O paciente deverá realizar, por meio do CALL CENTER, o agendamento da consulta no Ambulatório Naval da Penha ou em uma das Policlínicas Navais da área Rio.


Como devo proceder em casos de urgências/emergências médicas e odontológicas?

Em caso de emergências médicas, o paciente deverá buscar atendimento no serviço de emergência do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).
Em caso de emergências odontológicas, o paciente deverá buscar atendimento na Odontoclínica Central da Marinha (OCM).


Quem pode usar o Sistema de Saúde da Marinha (SSM)?

Usuários do SSM os militares da ativa, reserva, e seus respectivos dependentes. (art 4º e 7º da Portaria nº 181/MB, de 16 de julho de 2001, alterada pela portaria nº 202/MB, de 27 de julho de 2004).