Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha - NAIM

image

A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando, mas, com o passar dos anos, é importante manter o bem-estar e a saúde em dia. Pensando nisso, em 2019, foi criado o Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM), um serviço para cuidar integralmente da saúde de quem tem 60 anos ou mais e necessita de cuidados mais específicos.

O NAIM é formado por uma equipe de profissionais (médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo) especializados na saúde do idoso. De forma integrada, o serviço proporciona qualidade de vida, previne e trata doenças que surgem nessa fase da vida.

Se você tem 60 anos ou mais, e acha que sua saúde está frágil ou apresenta algum problema específico, procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) da Policlínica mais próxima da sua residência ou converse com seu médico. Você será avaliado e, caso seja necessário, será encaminhado ao NAIM.

Os participantes do NAIM contam com diversas oficinas e grupos terapêuticos que estão agrupados de acordo com as áreas a serem estimuladas.

Eixo I - Cognitivo

  • Grupo da Memória – As atividades que estimulam funções como memória, atenção e linguagem.
  • Grupo Cognitivo – Pessoas diagnosticadas com demência participam de dinâmicas com materiais que exercitam a atenção, a memória, a linguagem e a sensibilidade.
  • Grupo da Linguagem Ativa - Exercita a comunicação mais efetiva. Além disso, estimula habilidades para prevenir alterações de fala e do ato de engolir.


Eixo II - Mobilidade

  • Grupo da Mobilidade – Por meio de exercícios de mobilidade, flexibilidade, força e resistência, coordenação motora, controle do corpo e resposta aos estímulos sensoriais, promove-se a independência funcional da pessoa.
  • Passos Seguros – O objetivo é reduzir o risco de quedas dos participantes, com a mudança de seus hábitos e dos seus familiares, além de realizar exercícios que estimulem o controle da postura, treino para caminhar melhor e fortalecimento muscular.


Eixo III - Humor/Apoio

  • Grupo de mútua ajuda – É um espaço para reflexão e apoio mútuos, com atividades de socialização, expressão e inserção social. Previne o isolamento e melhora os sintomas da depressão, além de aumentar recursos psíquicos para lidar com conflitos.
  • Grupo de cuidadores – Atende às demandas dos familiares, cujos usuários apresentem complicações cognitivas que comprometam sua autonomia e independência, necessitando dos cuidados permanentes de terceiros.


Eixo IV - Sociossanitário

  • Atividades temáticas - Os participantes planejam e executam eventos para comemorar datas importantes como Carnaval, Dia das Mães, Festa Junina, Dia Internacional do Idoso e Natal.
  • Palestras Educativas – São abordados temas pertinentes ao envelhecimento, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e aprendizagem de novos assuntos.


OBS: As atividades acima estão presentes em todos os NAIM, mas outras não mencionadas podem estar também disponíveis.

ANP


Ambulatório Naval da Penha (ANP)

Endereço: Av. Brasil, 10.946 - Penha
Rio de Janeiro - RJ, CEP 21012-350.
Telefone: (21) 2584-0078 / 2584-6388

PNNSG


Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG)

Endereço: R. Conde de Bonfim, 54 - Tijuca
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20520-053.
Telefone: (21) 2566-1200


PNN


Policlínica Naval de Niterói (PNN)

Endereço: R. Barão de Jaceguai, s/nº - Ponta d'Areia
Niterói - RJ, CEP: 24040-000.
Telefone: (21) 2189-3372

HNBra


Hospital Naval de Brasília

Endereço: SEPS Q 711/911 - Asa Sul, Brasília - DF, CEP: 70390-115
Telefone: (61) 3445-7303


HNBe


Hospital Naval de Belém

Endereço: Rua do Arsenal 200 - Cidade Velha - Belém - PA – CEP: 66023-110
Telefone: (91) 3216-4127

HNNa


Hospital Naval de Natal

Endereço: Rua Sílvio Pélico, S/N, Alecrim, Natal-RN - CEP: 59040-150
Telefone: (84) 3216-3483






Saiba mais: