Nossos Pequenos

O momento mais importante da vida de uma mãe ou de um pai é a chegada do filho. Além de muito amor, esta etapa é cercada de cuidados.

Os pais devem ficar atentos a possíveis sinais de atraso no desenvolvimento de seus bebês e sempre conversar com o pediatra. A criança com dificuldades no desenvolvimento pode demorar a firmar a cabeça, a sentar, a andar ou a falar, ter problemas de aprendizado e/ou apresentar alterações de comportamento.

O Sistema de Saúde da Marinha oferece um serviço para crianças de até cinco anos que possuam algum tipo de deficiência ou em risco de desenvolvê-la por meio do Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Pacientes Especiais (GAAPE), formado por uma equipe de diferentes especialidades. São psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais que, juntos, oferecem o melhor tratamento aos pequenos da Família Naval.

O médico da criança deve ser o grande amigo dos pais. Converse com ele e, se necessário, agende uma avaliação de primeira vez no GAAPE. Para marcação de consultas, ligue para (21) 2566-1234.

Após os cinco anos, a continuidade do tratamento para crianças com deficiência também é assegurada aos integrantes da Família Naval. Nesse caso, os pais devem procurar o Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) e solicitar informações sobre o Programa de Atendimento Especial (PAE). Para saber mais, ligue (21) 2104-5414.


Saiba mais: