Marcapasso cardíaco

Enviado em: 29/09/2019

image

O que é?

O marcapasso cardíaco é um pequeno aparelho eletrônico colocado cirurgicamente embaixo da pele por um pequeno corte feito, geralmente, abaixo da clavícula (uns 5 centímetros de comprimento).

Pra que serve?

Ele monitora o coração continuamente e identifica batimentos irregulares, lentos ou interrompidos, enviando um estímulo elétrico ao coração e regularizando os batimentos. A implementação do marcapasso é indicada pelo cardiologista quando a pessoa possui alguma doença que cause diminuição dos batimentos cardíacos, como doença do nó sinusal, bloqueio atrioventricular, hipersensibilidade do seio carotídeo ou outras que afetam a regularidade das batidas do coração.

Como funciona?

O marcapasso funciona por meio de baterias, que duram, em média, de 5 a 10 anos. Sempre que a bateria estiver próxima ao fim, deve ser trocada por meio de uma pequena cirurgia local.

Tipos

O dispositivo pode ser provisório, quando colocado apenas por um período de tempo para tratar alteração cardíaca ou pode ser definitivo, quando é colocado para controlar problemas a longo prazo.

Cuidados

As pessoas que possuem um marcapasso no peito podem ter uma vida normal, somente evitando grandes esforços nos primeiros três meses após a sua colocação. Alguns cuidados com o marcapasso incluem evitar tudo que cria um campo magnético (ressonância magnética, micro-ondas, geradores de alta tensão, alguns aparelhos de fisioterapia etc.), ou movimentos repetitivos (britadeira, serra elétrica), pois podem ser sentidos pelo aparelho e acelerar ou desacelerar temporariamente o ritmo do coração.

A ressonância pode ser feita em pacientes com alguns tipos de marcapasso, mas precisam ser programados para isso antes e depois do exame. É importante evitar: pancadas no aparelho; movimentos bruscos envolvendo o braço do lado em foi colocado o marcapasso; e, ainda, usar o celular do mesmo lado em que está o aparelho. Alem disso, todas as vezes em que o paciente for a uma consulta médica, de qualquer especialidade, deve mencionar que possui o aparelho.

Eller Daniel Busatto Heringer Werner
Primeiro-Tenente (Md)
Conselho Editorial do Saúde Naval





Saiba mais em: