No âmbito social, desde o momento em que houve a decisão por parte da Marinha de instalar no Município de Itaguaí um Complexo Industrial-Militar, existiu o entendimento de que esse empreendimento, pelo seu grande vulto, elevada importância estratégica, tecnológica e econômica para o Brasil, deveria contribuir, também, para o desenvolvimento da região onde está inserido.
Ao final do projeto, quando todo o empreendimento estiver pronto, existe a expectativa de cerca de 5.000 famílias de militares e funcionários civis para compor a força de trabalho no Complexo Naval de Itaguaí, onde fixarão residência. Cabe destacar que essa contribuição para a geração de riquezas já ocorre em outros municípios onde a Marinha possui bases navais instaladas.
Sendo assim, desde o início do Programa de Construção de Submarinos (PROSUB) a Marinha, em parceria com as empresas envolvidas no Programa, vêm empreendendo diversas ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população de Itaguaí e arredores.
Em suas múltiplas etapas, o PROSUB tem promovido uma série de benefícios sociais e ambientais. A geração de empregos e, principalmente, a qualificação profissional são relevantes.
Emprego de Mão de Obra Local
No seu auge, o PROSUB estima gerar 22.017 empregos diretos e quase 40.000 indiretos.
Projeto |
Empregos Diretos |
Empregos Indiretos |
---|---|---|
Construção EBN e UFEM |
13.717 |
6.469 |
Construção S-BR |
2.000 |
8.000 |
Projeto SN-BR + PNM |
2.150 |
a ser definido |
Construção S-BR |
6.300 |
25.200 |
Geração de Tributos
Um dos maiores benefícios trazidos pelo PROSUB para a economia do Município de Itaguaí é o aumento na arrecadação de impostos. Serão gerados cerca de R$ 850 milhões em tributos federais, estaduais e municipais. Até o final de 2014 foram pagos R$ 276,15 milhões ao Município de Itaguaí.
Educação Ambiental para os Trabalhadores da Obra
O projeto de Educação Ambiental para os trabalhadores da obra visa promover conhecimentos necessários à conscientização sobre questões ambientais junto aos integrantes do Projeto EBN, motivando-os para a corresponsabilidade.
Programa Alimento Justo
A Marinha do Brasil apoia o Programa Alimento Justo que incentiva a agricultura familiar na região de Itaguaí. Criado com o objetivo de capacitar os agricultores locais para o desenvolvimento de suas atividades, de forma autônoma e sustentável, buscando como resultado final o resgate da autoestima, a valorização do trabalho, o desenvolvimento pessoal, o crescimento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida. O programa conta com 32 famílias cadastradas. Dessas, 16 famílias obtiveram a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com o apoio da Marinha.
Programa Inglês num Click
O Projeto oferece aulas de inglês gratuitas à comunidade local, sendo uma oportunidade para o indivíduo explorar e desenvolver suas habilidades, capacitando-se para o acesso ao conhecimento e com potencial para atender ao setor de turismo. Até o momento foram formadas 70 pessoas.
Programa Caia na Rede
O objetivo é promover a alfabetização digital gratuitamente, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da comunidade. Em Itaguaí, o Projeto foi implantado para atender moradores da Ilha da Madeira, onde a Marinha do Brasil está construindo um Estaleiro e uma Base Naval. Os alunos têm à disposição uma sala com dez computadores doados pela empresa Dell e, sob a orientação de tutores, aprendem informática básica. O Caia na Rede é uma oportunidade para o indivíduo desenvolver suas habilidades e ter acesso ao conhecimento. Até o momento foram formadas 201 pessoas.
Programa Acreditar
O Programa de Qualificação Profissional Continuada “Acreditar” forma profissionais para atuar no setor de construção e promove a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. O Programa foi implantado em 2010 para atender a demanda gerada com as obras de Construção do Estaleiro e da Base Naval.
Até o momento foram qualificadas cerca de 450 pessoas, em diversas especialidades: solda, traço de corte, interpretação de desenho industrial, instrumentação e controle, instalações de sistemas elétricos industriais, mecânica de manutenção, operação mantenedora, entre outras. Mais da metade dos formados foi imediatamente contratada para trabalhar nas obras do estaleiro e cerca de 100 profissionais foram promovidos em menos de um ano.
Centro de Atendimento ao Público
Espaço criado para facilitar a comunicação entre a comunidade e o empreendimento. O centro disponibiliza um 0800 para contato e é visitado principalmente pela população local, lideranças comunitárias, autoridades municipais, imprensa e organizações não governamentais locais. Até o momento foram atendidas 1.909 pessoas.
Curso de "Moço de Convés"
A Ilha da Madeira é um tradicional reduto de pescadores artesanais. Esses marujos tiveram também oportunidade de ingressar na Marinha Mercante a partir do curso Moço de Convés, promovido pela COGESN, nas instalações da Associação de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira (APLIM). Conduzido pelo Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), com o apoio da Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá, o curso formou aquaviários para atividades em rebocadores, dragas de grande porte, embarcações de apoio marítimo, embarcações de turismo e outras.
Programa Cisne Branco
O Projeto Cisne Branco foi criado com o objetivo de promover ações sócio-educativas junto à comunidade da ilha da Madeira, localidade mais próxima às obras do Estaleiro e da Base Naval (EBN), e também junto ao município de Itaguaí.
Além das ações sócio-educativas, o Projeto Cisne Branco contempla eventos referentes à divulgação das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, como ciclo de palestras sobre as formas de ingresso na instituição. O Projeto realiza ainda, oficinas de inglês e informática, as aulas são ministradas duas vezes por semana na sede da Associação de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira (APLIM) para a população local.