Como parte integrante do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a infraestrutura necessária para a manutenção dos novos meios que estão sendo comissionados começou a ser erguida em 2017. A fim de contribuir para a prontidão da Esquadra para a aplicação do Poder Naval, foi idealizada a construção, no Complexo Naval de Itaguaí, de um Estaleiro de Manutenção especialmente equipado para atender às necessidades da nova classe de submarinos que já é realidade na nossa Marinha, a Classe Riachuelo, bem como do futuro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), Classe Álvaro Alberto.
Hoje, o PROSUB efetiva a entrega ao Setor do Material de importantes edificações desse complexo de manutenção, sendo este um importante instrumento para o decurso do ciclo de vida desses novos meios navais. A prontificação do Estaleiro de Manutenção de Submarinos (ESM) garantirá não apenas o fundamental suporte a esses meios, mas também permitirá o apoio logístico a meios de superfície da Marinha do Brasil que venham a ser manutenidos em Itaguaí.
O marco que agora se concretiza envolve a entrega à Diretoria Industrial da Marinha do Cais nº 11 para a atracação de navios em manutenção, do pátio de manobra para docagem, em área coberta e descoberta, e das instalações industriais da Oficina de Apoio à Manutenção de Submarinos, com capacidade para inspecionar, testar, reparar e realizar a manutenção dos equipamentos e sistemas tanto dos submarinos convencionais, como dos componentes e conjuntos de equipamentos não-nucleares do SCPN, com o padrão de qualidade requerido e almejado.
Essa infraestrutura conta com ferramentas específicas como centros de usinagem com comando numérico de última geração, bancada de teste de válvulas, equipamentos para manutenção e teste de motores elétricos e compressores de ar de alta pressão, bem como instalações com proteção radiológica para a realização de ensaios não destrutivos por gamagrafia e raios-X, dentre outras. Estão previstas, ainda para este ano, as entregas de uma bancada de teste de bombas hidráulicas e duas salas limpas, com atmosfera controlada, destinadas à manutenção de componentes hidráulicos, sem que haja risco de contaminação.
Esta importante parcela da infraestrutura industrial do PROSUB teve expressiva participação na geração de empregos no setor da construção civil e na indústria metal mecânica. Somente para a construção do Estaleiro de Manutenção, foram gerados cerca de dois mil empregos diretos e dez mil indiretos.
Neste momento que marca mais um grande passo rumo ao nosso objeto precípuo, o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear, é importante destacar o esforço e a dedicação das empresas que contribuíram para a consecução desta empreitada, tanto a CNO aqui presente, como as demais terceirizadas que participaram do projeto, da construção e do aparelhamento com os mais modernos equipamentos. Cabe ainda enaltecer a fundamental participação da Diretoria de Obras Civis da Marinha, aqui também representada, como órgão de apoio à fiscalização, e dos diversos Órgãos Públicos das esferas federal, estadual e municipal envolvidos com o PROSUB, sem os quais a realização desses objetivos não teria sido possível.
Que este legado que hoje está sendo entregue seja uma peça importante no processo de modernização pelo qual a Marinha do Brasil vem passado e que venha a contribuir de maneira indelével para prover ao setor operativo o mais alto grau de disponibilidade de nossos submarinos para patrulhar nossa Amazônia Azul.
Bons ventos e mares tranquilos.
Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear, vamos construí-lo!