PROSUB avança na entrega de unidades da Infraestrutura Industrial



ÁREA SUL DO COMPLEXO NAVAL DE ITAGUAÍ

Nesta terça-feira (07), a Marinha do Brasil inaugurou o Prédio de Apoio aos Submarinos Convencionais, a Oficina de Sistemas de Combate, IPMS e Mastros, e o ambulatório médico na Base Naval da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 



AUTORIDADES PRESENTES NA CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÉDIO DE APOIO AOS SUBMARINOS

 

O Prédio de Apoio aos Submarinos Convencionais possui 3.100m² de área construida, composto de um andar térreo com quatro paióis de sobressalentes e mais quatro pavimentos para cada submarino com salas administrativas, salas do comandante e imediato, vestiários, alojamentos, praça d’armas, salão de recreio e sala de briefing. A edificação representa uma evolução no apoio às tripulações dos Submarinos Classe Riachuelo.

 



CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DA OFICINA DE SISTEMA DE COMBATE

 

A Oficina de Sistemas de Combate, IPMS e Mastros possui uma infraestrutura complexa composta por oficinas de manutenção de equipamentos eletrônicos, oficina mecânica, salas limpas para manutenção dos componentes óticos dos periscópios, equipamentos de manobra de carga, bem como, áreas de lavagem, desmontagem e estoque de equipamentos. Nessa infraestrutura estão sendo instaladas ferramentas específicas como um laboratório de integração e testes do Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) e duas plataformas de validação, uma para o Sistema de Combate e outra para o Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma (IPMS). Está prevista, ainda, a instalação de uma torre para certificação e testes dos mastros e periscópios, bem como uma bancada pneumática para certificação e testes do Pneumatic Ram, equipamento responsável pelo lançamento de mísseis e minas pelos tubos de torpedo dos S-BR.

 



AMBULATÓRIO DA BASE NAVAL DA ILHA DA MADEIRA

 

Já o ambulatório médico possui uma área de aproximadamente 460m², composto de dois consultórios para atendimento médico, um para atendimento odontológico, salas para fisioterapia, raio X, atendimento de emergência, medicação, observação, farmácia e laboratório, com capacidade para 17 profissionais da área de saúde dentre médicos, dentistas, enfermeiros e assistentes. O objetivo principal será prestar atendimento inicial emergencial na ocorrência de pequenos acidentes e enfermidades.

“A inauguração dessas instalações representam um importante marco que demonstra o êxito do Programa de Submarinos da nossa Marinha. Outrora, um projeto ousado e inovador, que se demonstrava um sonho distante da Marinha do Brasil, hoje seus contornos se demonstram definitivos. A partir de agora a BSIM contará com instalações que, de pronto, oferecem modernidade, operacionalidade e conforto necessário para apoiar as tripulações dos Submarinos da Classe Riachuelo demonstrando, dessa forma, a preocupação da Marinha do Brasil com o seu maior patrimônio, o seu pessoal”, disse o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice-Almirante (EN) Sydney dos Santos Neves durante o seu discurso.

 

 

 

Data: 
domingo, 7 Novembro, 2021