Comandante de Operações Navais visita Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro



Comandante de Operações Navais e comitiva em visita ao shiplift (elevador de navios)

 

O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, acompanhado do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e demais autoridades, visitou, no dia 5 de junho, as instalações do Complexo Naval de Itaguaí (CNI). No local, estão sendo desenvolvidos e construídos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica, previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A visita incluiu a área da futura Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), cuja mostra de ativação será realizada no dia 17 de julho.

 

As autoridades também visitaram as oficinas da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, na área norte do Complexo, e o main hall do Estaleiro de Construção, na área sul, onde os equipamentos e sistemas do Submarino “Humaitá” estão em fase de montagem, a exemplo do que aconteceu com o “Riachuelo”, primeiro meio do Prosub lançado ao mar. A comitiva conheceu, ainda, as instalações do prédio do Departamento de Treinadores e Simuladores, no qual as tripulações se preparam para operar os novos submarinos, e os próprios nacionais residenciais destinados aos oficiais e praças que servem no Complexo.





Contra-Almirante Gentile apresenta maquete da Base de Submarinos da Ilha da Madeira ao Comandante de Operações Navais



O Prosub dotará a indústria brasileira com tecnologia de ponta. Por priorizar a aquisição de componentes fabricados no Brasil na construção dos submarinos, o programa representa um forte estímulo ao parque industrial nacional. O avanço das obras do setor de infraestrutura da área norte da Ilha da Madeira, assim como das instalações da futura BSIM, abrigo do maior Ativo da Defesa Nacional, entre outros progressos, retratam parcela significativa dos marcos estratégicos do Prosub, numa soma de esforços para o fortalecimento do Poder Naval.

 

Data: 
quarta-feira, 10 Junho, 2020