O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais conduziu, no período de janeiro a julho deste ano, a Operação PIONEX, com as tarefas de realizar levantamento topográfico, instalar marcos geográficos, fixar placas sinalizadoras e cercar o perímetro nas elevações do Complexo Naval de Itaguaí.
A operação contou com apoio do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, do Batalhão de Comando e Controle e da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, com a participação de 99 militares. Após quatro meses de planejamento e seis meses de execução foram construídos 3.600m de cerca e fixados 1.770 perfis metálicos, 32 marcos terrestres e 100 placas de sinalização nas íngremes elevações do complexo.
No dia 18 de agosto, a conclusão desta empreitada foi marcada com a visita do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, acompanhado pelo Comandante da Divisão Anfíbia e do Comandante da Tropa de Reforço, ocasião que foi constatado o sucesso na execução dos trabalhos de engenharia, assim como o profissionalismo, competência e dedicação dos militares participantes.
Serviço de engenharia sendo realizado nas elevações do Complexo Naval de Itaguaí