Diplomatas recém-formados visitam obras do PROSUB

Diplomatas do Instituto Rio Branco durante palestra no auditório da UFEM

 

 

No mês de maio, 25 diplomatas brasileiros recém-formados visitaram o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), na cidade de Itaguaí (RJ). A comitiva, chefiada pelo Coordenador-Geral de Ensino do Instituto Rio Branco, Conselheiro Marco César M. Daniel, demonstrou-se impressionada com a grandiosidade do projeto e a sua importância estratégica no contexto nacional.

Na ocasião, o grupo assistiu a uma palestra que abordou a estrutura, as atividades, os desafios, os objetivos e prazos previstos para prontificação do programa. Na sequência, percorreu as instalações do Complexo Naval de Itaguaí, visitando a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e a área sul do empreendimento, onde funcionarão os estaleiros de construção e manutenção dos submarinos, a base naval e o complexo radiológico.

Atualmente, como parte da parceria entre os Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores, os alunos do Instituto Rio Branco têm contato com as academias militares e os programas estratégicos das Forças Armadas, a fim de se familiarizarem com os temas nacionais ligados à Defesa.

Essa parceria tem como propósito permitir aos futuros diplomatas, no exercício de suas funções em representações brasileiras no exterior, disseminarem o conhecimento obtido bem como a divulgação das capacidades desenvolvidas em solo brasileiro com conteúdo nacionalizado. A Marinha do Brasil passa a contar com mais este vetor de divulgação do programa, como formadores de opinião.

 

 

Comitiva na oficina principal de montagem dos submarinos

 

Apresentação da maquete dos Estaleiros e Base Naval

 

Data: 
quarta-feira, 31 Maio, 2017