Seguro DPEMPostergação Regra NORMAM-211CPA-II/2024CERTIFICADOS ELETRONICOSNÃO JOGUE LIXO NAS ÁGUASNAVSEGCHA FALSAReorganização das NORMAMPiratariaCHA DIGITALNPCP-CPMPAG TESOURODespachantes185 - Emergências Marítimas e FluviaisCHA Sem Validade

 

 

 

MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA DOS PORTOS DE MACAÉ

 

DIVISÃO DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO

 

EDITALCFAQ-MAC/MAM2 – TURMA-01/2024

 

INSTRUÇÕES PARA O CANDIDATO AO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS – MARINHEIRO AUXILIAR DE CONVÉS E MARINHEIRO AUXILIAR DE MÁQUINAS (CFAQ-MAC/MAM2 - TURMA-01/2024).

 

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) promoverá nesta localidade, por meio da Divisão de Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania dos Portos de Macaé (CPM), considerada, dentro da estrutura básica do EPM como Órgão de Execução (OE), o CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS – MARINHEIRO AUXILIAR DE CONVÉS E MARINHEIRO AUXILIAR DE MÁQUINAS (CFAQ-MAC/MAM2 – Turma 01/2024), destinado ao ingresso na Marinha Mercante, no 1º Grupo de Marítimos, na categoria de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para atuar no nível de habilitação 2.

 

PARA ABRIR O REFERIDO EDITAL, CLIQUE AQUI!!!


MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA DOS PORTOS DE MACAÉ

DIVISÃO DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO 

CURSOS DO PREPOM-AQUAVIÁRIOS

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS - MOÇO DE CONVÉS (CFAQ-MOC) 2024

 

Divulgação do processo de inscrição

 

A Capitania dos Portos de Macaé informa à Comunidade Marítima que será oferecido nesta Organização Militar o CFAQ-MOC, com previsão de ser iniciado neste ano. A divulgação das datas do período de inscrições e duração do curso estão no PREPOM-Aquaviários 2º semestre/2024, disponível no site da Diretoria de Portos e Costas (DPC), através de acesso ao link: https://www.marinha.mil.br/dpc/cursos-prepom.

Cabe ressaltar que, por necessidades administrativas, as datas do período de inscrições e duração do curso poderão sofrer alterações. Desta forma, solicita-se ao público interessado em realizar o referido curso que acesse constantemente o PREPOM-Aquaviários 2º semestre/2024 e suas respectivas alterações, o qual está disponibilizado no site citado acima.

 


MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA DOS PORTOS DE MACAÉ

DIVISÃO DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO 

CURSOS DO PREPOM-AQUAVIÁRIOS

 

A Capitania dos Portos de Macaé (CPM) informa que o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiro (ESEP) - Turma 01/2024, autorizado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) pelo Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM-Aquaviários-2024), será ministrado pela Divisão de Ensino Profissional Marítimo, conforme o calendário abaixo:




CURSO

INSCRIÇÃO

PERÍODO

Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiro (ESEP) - Turma 01/2024.

17/06 a 15/07/2024

22 a 26/07/2024

Observações: O curso será ministrado na CPM, na modalidade PRESENCIAL.

 

PARA ABRIR O REFERIDO EDITAL, CLIQUE AQUI!!!

 


MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA DOS PORTOS DE MACAÉ

INQUÉRITO ADMINISTRATIVO SOBRE ACIDENTES E FATOS DA NAVEGAÇÃO (IAFN)

Edital N° 23-01/2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO com prazo de 15 (quinze) dias úteis contados a partir da data de sua publicação.

 

Na forma do art. 26 da Lei 9.784/99 FAZ SABER que, não tendo sido possível a notificação via postal e pessoal dos interessados abaixo discriminados, tem o presente edital, nos termos da alínea e do artigo 1.9 das Normas da Autoridade Marítima para Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) - NORMAM-302/DPC, a finalidade de assegurar a ciência dos interessados, para comparecerem nesta Capitania dos Portos de Macaé, localizada na Rua Denach Lima, s/nº – Imbetiba – Macaé – CEP 27970-020 – Rio de Janeiro – RJ, TEL.: (22) 2772-1889, setor de Atendimento ao Público (GAP), a fim de tomarem conhecimento da conclusão do relatório e da notificação para defesa prévia dos Autos do IAFN nº 50/2021, instaurado pela Portaria nº 76/2021, desta Capitania, a fim de apurar a colisão da embarcação CABRAL 1, no dia 1º de novembro de 2021, às 00h00min, nas proximidades da Praia Janela da Ilha, Rio das Ostras - RJ, visando assim, assegurar o contraditório e ampla defesa no procedimento administrativo para fins de defesa prévia.

 

PARA FINS DE CIÊNCIA DO EDITAL, CLIQUE AQUI !!!

 


 

MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA DOS PORTOS DE MACAÉ

GAP - GRUPO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

 

NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

 

A partir da data de 03/01/2024 o horário do atendimento ao público passou a ser:
 

-  Segunda a quinta-feira de 9:00h às 14:30h, para agendados. Não há distribuição de senhas para não agendados.

- Sexta-feira: 9:00h às 12:00h, para agendados. Não há distribuição de senhas para não agendados".

 


MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA DOS PORTOS DE MACAÉ

DIVISÃO DE  SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO

Edital N° 001/2023

Com prazo de 15 (quinze) dias contados a partir da data de sua publicação

Incumbido pelo Encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, Seção de Auto de Infração, na forma do art. 26 da Lei 9.784/99

FAZ SABER que, não tenho sido possível a notificação via postal e pessoal dos interessados abaixo discriminados, por se encontrar em lugar incerto e não conhecido, tem o presente edital, nos termos do item 3.6.5 das Normas da autoridade Marítima para Atividades de Inspeção Naval - NORMAM 07 a finalidade de assegurar a ciência dos interessados, para comparecer, ou fazer-se representar na Capitania dos Portos de Macaé.

PARA FINS DE CIÊNCIA DOS AUTOS DE INFRAÇÃO CLIQUE AQUI !!!

 


ÚLTIMOS EVENTOS

 

 

CPM promove adestramento de leitura de cartas náuticas para o 115° Grupo Escoteiro do Mar Macahé

Em 08 de junho, a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) ministrou aula de princípios básicos da navegação para o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé (115º GEMAR). Inicialmente, foi abordada a parte teórica e, em seguida, questões práticas sobre o uso da carta náutica. A aula é a segunda do ciclo de atividades que estão sendo empreendidas pela CPM, visando apoiar o 115º GEMAR em suas atividades e na disseminação da cultura marinheira, ampliando a participação dos seus jovens nas atividades ligadas ao ar.                                        

(Ver Mais)

     
 

Capitania dos Portos de Macaé realiza ação para formar aquaviários em Miracema

 

Em 06 de abril, a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) realizou a aplicação das provas de habilitação de Arrais Amador e Motonauta para 29 candidatos, na Escola Municipal Álvaro da Fonseca Lontra, localizada no município de Miracema (RJ). Na ocasião, a CPM também procedeu com a renovação da habilitação de amadores.

 

 

(Ver Mais)

     
 

Capitania dos Portos de Macaé realiza “Capitania
Itinerante” no município de Quissamã-RJ

No dia 5 de fevereiro, a Capitania do Portos de Macaé (CPM) realizou a ação “Capitania Itinerante” no município de Quissamã-RJ, que teve como objetivo ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela CPM às comunidades mais afastadas da sede.

 

(Ver Mais)

 

     
 

Capitania dos Portos de Macaé tem previsão de formar até 180 alunos em 2024

Capitania dos Portos de Macaé (CPM) pretende formar até 180 novos profissionais do mar em 2024. Ao todo, serão 6 turmas divididas em 4 cursos destinados a formar e qualificar trabalhadores que contribuirão de maneira ativa para navegação segura, além de propagar outros conhecimentos essenciais sobre a vida humana no mar.

(Ver Mais)

     
 

Militares da CPM realizam abordagens a embarcações durante a Operação "Verão 2023/2024"

A Capitania dos Portos de Macaé (CPM) realizou, nos dias 27 e 28 de janeiro, ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no contexto da Operação “Verão 2023/2024”. As abordagens ocorreram nas áreas de maior fluxo de embarcações, como na Ilha de Santana e Francês, na cidade de Macaé, Quissamã e nas praias de Rio das Ostras e Barra de São João (RJ).

 

(Ver Mais)

     
     
 

Marinha resgata tripulantes de Canoa Havaiana no litoral de Macaé

Militares da Marinha do Brasil (MB), lotados na Capitania dos Portos de Macaé (CPM), resgataram seis canoístas, na manhã de domingo (29OUT), depois que a canoa havaiana em que se encontravam começou a afundar, nas proximidades da praia Campista, em Macaé (RJ).

 

(Ver Mais)

     
 

CPM realiza Operação Ágata

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, a Capitania dos Portos do Macaé (CPM), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou a Operação Ágata para intensificar a presença do Estado no enfrentamento dos crimes ambientais em Macaé, região norte Fluminense, situada à 190 quilômetros da capital do Rio de Janeiro (RJ).

(Ver Mais)