Salvamar Sueste

Um navio encalha perto da costa durante uma tempestade, e corre o risco de adernar (inclinar). Outro explode em chamas devido a uma avaria no sistema de alimentação de combustível. Um cargueiro fica à deriva, com o sistema de propulsão inoperante ou o leme avariado.

Um avião cai no mar, ou um pesqueiro afunda, deixando os passageiros e tripulantes perdidos. Ao primeiro sinal de socorro, entra em ação o SALVAMAR - Serviço de Busca e Salvamento da Marinha.

Fiéis ao lema "Nossa Missão Salvar Vidas no Mar", os integrantes do SALVAMAR estão sempre preparados e estrategicamente posicionados, 24 horas por dia, para prestar auxílio atendendo aos pedidos de socorro vindos do mar através dos sistemas de comunicações e nossos serviços: 185 "MARINHA - EMERGÊNCIAS MARÍTIMAS E FLUVIAIS" (Ligação Gratuita). Para isto, o SALVAMAR conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo atinentes a responsabilidade da “SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR”.

Salvamar Sueste
Estrutura

O SALVAMAR SUESTE faz parte da estrutura orgânica do Comando do 1º Distrito Naval, Organização Militar da Marinha do Brasil, sediada no Rio de Janeiro.

O SALVAMAR SUESTE possui os seguintes Subcentros de Salvamento a ele subordinados:

No Estado de São Paulo

  1. Santos
  2. São Sebastião
No Estado do Rio de Janeiro
  1. Rio de Janeiro
  2. Macaé
  3. Cabo Frio
  4. Itacuruçá
  5. Angra dos Reis
  6. Parati
No Estado do Espírito Santo
  1. Vitória

Esses Subcentros coordenam as atividades de busca e salvamento - Search And Rescue (SAR),que ocorrem dentro das suas respectivas áreas de jurisdição, cabendo ao próprio SALVAMAR SUESTE a coordenação das atividades que ocorrem fora dessas áreas, incluindo o alto-mar.

A supervisão das atividades SAR na área marítima sob a responsabilidade do Brasil cabe ao SALVAMAR BRASIL, que integra a estrutura orgânica do Comando de Operações Navais (ComOpNav).

A região de busca e salvamento marítimo sob a responsabilidade do Brasil abrange a área do oceano Atlântico, compreendida entre a Costa Brasileira e o meridiano de 10 graus W e está dividida em cinco sub-regiões.

A área de cada sub-região é delimitada pelo prolongamento de linhas de marcação que separam as áreas marítimas sob jurisdição de cada Distrito Naval e pelos limites externos da região.