Um navio encalha perto da costa durante uma tempestade, e corre o risco de adernar (inclinar). Outro explode em chamas devido a uma avaria no sistema de alimentação de combustível. Um cargueiro fica à deriva, com o sistema de propulsão inoperante ou o leme avariado.
Um avião cai no mar, ou um pesqueiro afunda, deixando os passageiros e tripulantes perdidos. Ao primeiro sinal de socorro, entra em ação o SALVAMAR - Serviço de Busca e Salvamento da Marinha.
Fiéis ao lema "Nossa Missão Salvar Vidas no Mar", os integrantes do SALVAMAR estão sempre preparados e estrategicamente posicionados, 24 horas por dia, para prestar auxílio atendendo aos pedidos de socorro vindos do mar através dos sistemas de comunicações e nossos serviços: 185 "MARINHA - EMERGÊNCIAS MARÍTIMAS E FLUVIAIS" (Ligação Gratuita). Para isto, o SALVAMAR conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo atinentes a responsabilidade da “SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR”.
Estrutura
O SALVAMAR SUESTE faz parte da estrutura orgânica do Comando do 1º Distrito Naval, Organização Militar da Marinha do Brasil, sediada no Rio de Janeiro.
O SALVAMAR SUESTE possui os seguintes Subcentros de Salvamento a ele subordinados:
No Estado do Rio de Janeiro
- Rio de Janeiro
- Macaé
- Cabo Frio
- Itacuruçá
- Angra dos Reis
- Parati
- São João da Barra
No Estado do Espírito Santo
- Vitória
No Estado do Minas Gerais
- Pirapora
- Furnas
- Belo Horizonte
Esses Subcentros coordenam as atividades de busca e salvamento - Search And Rescue (SAR),que ocorrem dentro das suas respectivas áreas de jurisdição, cabendo ao próprio SALVAMAR SUESTE a coordenação das atividades que ocorrem fora dessas áreas, incluindo o alto-mar.
A supervisão das atividades SAR na área marítima sob a responsabilidade do Brasil cabe ao SALVAMAR BRASIL, que integra a estrutura orgânica do Comando de Operações Navais (ComOpNav).
A região de busca e salvamento marítimo sob a responsabilidade do Brasil abrange a área do oceano Atlântico, compreendida entre a Costa Brasileira e o meridiano de 10 graus W e está dividida em cinco sub-regiões.
A área de cada sub-região é delimitada pelo prolongamento de linhas de marcação que separam as áreas marítimas sob jurisdição de cada Distrito Naval e pelos limites externos da região.