Aquaviários

Os Aquaviários são distribuídos como Oficiais e Subalternos, nos Grupos de Marítimos, Fluviários, Pescadores, Mergulhadores, Práticos e Agentes de Manobra e Docagem.

 

 

Os Marítimos  exercem suas funções a bordo de embarcações mercantes  ou de apoio marítimo, atuando na navegação de longo curso (entre  portos  brasileiros   e  portos  estrangeiros), de cabotagem (entre portos brasileiros), ou de apoio marítimo (entre portos brasileiros e bacias petrolífras brasileiras).

 

Os Fluviários exercem suas funções a bordo de embarcações navegação interior que realizam o transporte de passageiros e de carga, atuando nas hidrovias interiores (rios, lagoas, etc)

 

Os Pescadores sao tripulantes de embarcações de pesca, formados pela  Marinha do Brasil no que se refere à operação da embarcação. É necessário estar licenciado ou registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para  receber a carteira de pescador profissional e poder exercer a atividade.

 

Os Mergulhadores Profissionais executam inspeções e reparos em embarcações e instalações submersas.

 

Os Práticos prestam  assessoria aos Comandantes, em determinadas áreas marítimas restritas, visando a movimentação segura da embarcação.

 

Os Agentes de Manobra e Docagem executam  manobras de navios em diques, estaleiros e carreiras.

 

Os  Grupos  se subdividem em Seções e Categorias, saiba  mais  clicando aqui.

As várias  formas  de ingressar  na carreira  de  Aquaviário  (Profissional da Marinha Mercante) estão detalhadas no capítulo 1 das  Normas da  Autoridade Marítima   para  Aquaviários (NORMAM -13/DPC), conheça  esse e os  demais  aspectos  da  carreira  contidos  na  NORMAM, clicando aqui.

Para saber mais sobre os cursos acesse  o Programa  do  Ensino Profissional  Marítimo  para  Aquaviários (PREPOM - Aquaviários / 2018),  que  inclui  as  ementas  e  a  programação  anual  dos  cursos  no  seu (anexo "A"), clique aqui.

Saiba mais sobre habilitação e cadastro de mergulhadores profissionais, sua formação pelas entidades credenciadas pela Autoridade Marítima Brasileira para ministrar cursos de mergulho profissional e atividades subaquáticas, acessando as Normas da Autoridade Marítima para Atividades Subaquáticas (NORMAM -15/DPC), clicando aqui.

Veja  a  relação de  Escolas  de  mergulho  profissional,  credenciadas  pela  Autoridade Marítima Brasileira clicando aqui.

Saiba mais sobre o Serviço de Praticagem, acessando as Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM -12/DPC), clicando aqui.