Serviços Radiometeorológicos de Apoio ao Navegante

    Os serviços meteorológicos de apoio ao navegante obedecem às normas da ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL (OMM). As radiocomunicações das mensagens meteorológicas, no SERVIÇO MÓVEL MARÍTIMO, obedecem às disposições da UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (UIT). A operação do serviço meteorológico, na área marítima de responsabilidade do Brasil, cabe ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), órgão subordinado à DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO (DHN) e abrange a área do Oceano Atlântico delimitada no APÊNDICE 1.

    Os serviços meteorológicos de interesse do navegante, elaboradas pelo CHM, são agrupadas nos seguintes tipos de boletins e cartas meteorológicas, de acordo com o fim a que se destinam:

  • BOLETIM DE CONDIÇÕES E PREVISÃO DE TEMPO PARA A ÁREA MARÍTIMA DE REPONSABILIDADE DO BRASIL (METEOROMARINHA);
  1. O boletim de condições e previsão do tempo para a área marítima brasileira (METEOROMARINHA) é emitido de acordo com as normas estabelecidas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para cumprimento por todos os serviços meteorológicos e é destinado, preferencialmente, à navegação marítima de longo curso e de cabotagem.
  2. O METEOROMARINHA é constituído das seguintes partes:
  • Parte I - avisos de mau tempo em vigor
  • Parte II - resumo descritivo de tempo
  • Parte III - previsão do tempo
  • Parte IV - análise e/ou prognóstico, no código FM 46-IV IAC FLEET
  • Parte V - seleção de mensagens meteorológicas de navios, no código FM 13-XI SHIP
  • Parte VI - seleção de mensagens meteorológicas de estações terrestres, no código FM 12-XI SYNOP.

    As Partes, I, II e III são transmitidas em linguagem clara, em português e repetidas em inglês, após a Parte VI.

    A Parte I é divulgada de acordo com os critérios indicados em AVISOS DE MAU TEMPO.

    OBS:  Os avisos de mau tempo, disseminados de forma imediata e depois incluídos no METEOROMARINHA e demais boletins de previsão, de acordo com a área afetada, são emitidos, quando uma ou mais das seguintes condições de tempo ou mar estejam previstas:

  • vento de força 7 ou acima, na escala Beaufort (intensidade 28 nós ou mais);
  • ondas de 3 metros ou maiores, em águas profundas;
  • visibilidade restrita a 1 km ou menos;
  • ressaca, com ondas de 2,5 metros ou mais atingindo a costa.

A ausência de avisos de mau tempo é claramente mencionada no texto dos boletins, por meio das expressão NIL ou NÃO HÁ.

    A Parte II é uma sinopse ou sumário da situação atmosférica em um determinado instante de referência, com indicação das posições das configurações sinóticas existentes na área, seu movimento, desenvolvimento e área afetada. Esta parte começa com a data-hora (HMG) de referência (hora da análise sinótica).

    A Parte III fornece as previsões de fenômenos de tempo significativos, ventos predominantes, ondas e visibilidade. As previsões são válidas para o período mencionado no início do seu texto, para as áreas costeiras (ALFA a HOTEL) e oceânicas (NOVEMBER e SIERRA), representadas no APÊNDICE 1.

    A Parte IV é constituída por uma análise e/ou prognóstico, no formato do código FM 46-IV IAC FLEET.

    A Parte V é formada pelos sete primeiros grupos de mensagens SHIP (a partir do grupo da latitude), selecionadas por serem consideradas representativas das configurações sinóticas mais importantes.

    A Parte VI é formada pelos seis primeiros grupos de mensagens SYNOP das estações relacionadas a seguir. A falta do SYNOP de qualquer uma delas é representada pela palavra NIL.

Nº DA ESTAÇÃO
NOME
LATITUDE
LONGITUDE
82096
Canivete
00º 31' S
050º 25' W
82143
Salinópolis
00º 37' S
047º 21' W
82227
Farol Santana
02º 16' S
043º 37' W
82400
Fernando de Noronha
03º 51' S
032º 25' W
82595
Calcanhar
05º 10' S
035º 29' W
83117
Ilha Rasa
23º 04' S
043º 09' W
83499
Abrolhos
17º 58' S
038º 42' W
83599
Moela
24º 03' S
046º 16' W
83650
Trindade (ilha)
20º 30' S
029º 19' W
83700
São Tomé
22º 03' S
041º 03' W
83895
Arvoredo
27º 18' S
048º 21' W
83925
Santa Marta
28º 36' S
048º 49' W
83970
Mostardas
31º 15' S
050º 54' W
83998
Chuí
33º 45' S
053º 22' W

 

  • BOLETIM DE PREVISÃO ESPECIAL

    O boletim de previsão especial fornece previsões meteorológicas para uma área marítima restrita e finalidades específicas, tais como: operações de reboque, socorro e salvamento, regatas oceânicas e outros que, por sua peculiaridade, exigem informações com maior detalhamento espacial ou temporal ou, ainda, informações que não constam do METEOROMARINHA.

    A forma e o conteúdo deste boletim obedecem, de maneira geral, aos modelos das Partes I, II e III do METEOROMARINHA.

    A solicitação de previsão especial deve ser feita diretamente ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) - Divisão de Previsões Ambientais, por mensagem (OMs MB), email ou fax; informando a finalidade, área abrangida, informações necessárias, datas previstas para início e fim da operação, meios de comunicação, órgão responsável pela operação e outros elementos considerados pertinentes pelo usuário. O CHM avaliará o pedido e informará ao solicitante sobre a possibilidade ou não do seu atendimento, bem como sobre o custo do serviço para o usuário, quando for o caso.

  • CARTAS METEOROLÓGICAS

    A representação gráfica utilizada nas análises das cartas meteorológicas do CHM constam da página SIMBOLOGIA.

    A divulgação dos boletins meteorológicos e cartas meteorológicas é efetuada pela Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro e, a pedido, pelas estações da Rede Nacional de Estações Costeiras, pertencentes à EMBRATEL, que é a empresa concessionária do Serviço Móvel Marítimo. Todas as estações encontram-se relacionadas nos apêndices 2 e 3.