Vacina. Transmita essa ideia. 💡

📅 Publicado em 16 de outubro de 2023

Em 17 de outubro, para promover a importância da imunização no controle de epidemias, o Brasil celebra o Dia Nacional da Vacinação.

Referência mundial, o nosso país, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), garante à população brasileira acesso gratuito às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar disso, muitas pessoas deixam de comparecer aos postos e, até mesmo, de levar seus filhos para atualização do esquema vacinal.

Muitos acreditam que vacina é só para crianças, mas é fundamental manter a carteira de vacinação em dia em todas as idades. Portanto, para evitar o retorno de doenças já erradicadas, os adultos também devem ficar atentos à atualização da caderneta.



05/10 – Dia Mundial da Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

É causada, principalmente, por bactérias ou vírus.

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.



Onde a vacina pode ser encontrada:
Nas Unidades Básicas de Saúde, para crianças de 3 meses a menores de 5 anos de idade e para adolescentes de 11 e 12 anos.

Nos serviços privados de vacinação, para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos.

Nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), para pessoas com algumas condições clínicas específicas de risco para a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, até setembro de 2023, o Brasil registrou 886 mortes por meningite. Número de casos chegou a 8.877.



24/10 – Dia Mundial da Poliomielite
A poliomielite, comumente chamada de pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem. A grande maioria das infecções não produz sintomas, mas de 5 a 10 em cada 100 pessoas infectadas podem apresentar sinais semelhantes aos da gripe. Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.



Onde a vacina pode ser encontrada:
A vacina contra poliomielite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e é indicada para todas as crianças menores de 5 anos.

A imunização deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses, e aos 4 anos de idade.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde “enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década.”



Clique e confira o calendário nacional de vacinação 2023

As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação.

Fique atento ao calendário e mantenha sua carteira sempre atualizada

Apoio Técnico:
CT (Md) Daniella Barbosa
Infectologista do HNMD
Fonte:
  • Ministério da Saúde
  • Organização Pan-Americana da Saúde
  • Sociedade Brasileira de Imunizações

Compartilhe