Você perguntou e a CT (Md) Daniella Barbosa, infectologista do HNMD, respondeu:
1.
+
“Teremos que tomar a vacina da Covid-19 anualmente como a da Gripe?”
2.
+
“Existem estudos comprovando que a vacina contra a Covid-19 não traz nenhum malefício para o paciente?”
3.
+
“A vacinação contra a Covid-19 em crianças traz mais benefícios que malefícios (efeitos colaterais)?”
4.
+
“Quais são os possíveis efeitos colaterais provenientes da vacina contra Covid-19?”
5.
+
“Minha filha tem 6 anos de idade e não tomou a vacina contra Covid-19, ela corre muito risco ou poderá ter uma resposta forte à doença mesmo sem a vacinação?”
6.
+
“Muitas questões foram levantadas sobre a segurança e a eficácia da vacina contra Covid-19, pois ela foi produzida de forma muito rápida, como jamais vista. Tomei apenas duas doses da vacina contra a Covid-19, isso é o suficiente para proteção contra a forma grave da doença?”
7.
+
“Quem garante que nessa nova fase de vacinação, os rótulos das vacinas contra Covid-19 não foram alterados e colocados no lugar dos rótulos de vacinas contra gripe. Como comprovar isso? E como saber se o que estamos tomando é realmente para imunizar contra a gripe?”
8.
+
“Referente às vacinas contra a Covid-19, existem informações sobre efeitos colaterais perigosos em algumas marcas como a Astrazeneca, dizendo intensificar a formação de coágulos em certo período após a aplicação. Realmente existem esses efeitos colaterais mais perigosos? Seriam de marcas específicas? Outras vacinas possuem também algum efeito colateral que possam causar uma doença que gere sequelas como um AVC? A celeridade e a pressa com que foram feitas as pesquisas e os testes da vacina influenciaram no resultado inicial? Elas ainda vêm sendo aperfeiçoadas?”
9.
+
“Embora o tema “Vacinação” seja assunto há algum tempo no Brasil, durante a pandemia da Covid-19, surgiram diversas dúvidas, basicamente motivadas pelo pouco tempo em que as vacinas foram desenvolvidas, com alegações de insuficiência de testes que garantissem tanto a “eficácia” quanto a “não previsão de efeitos adversos”. Nesse sentido, apresento duas questões:
10.
+
“Os protocolos para quem está com Covid-19 são os mesmos do início da pandemia (14 dias de quarentena)?”
11.
+
“Para qual Unidade de Saúde da Marinha devo me dirigir para ser vacinada?”
12.
+
“Sou adulto e não me lembro se já tomei uma certa vacina. O que fazer?”
13.
+
“Já existe vacina contra Dengue, Zika e Chikungunya?”
14.
“Há algumas décadas, recebíamos a orientação de buscar a 2ª dose da vacina contra a febre amarela uns 10 anos após a 1ª, já que apenas uma não seria suficiente para conferir imunidade. Atualmente, basta uma dose.
+