Superação, empatia, resiliência... 🤲

📅 Publicado em 10 de abril de 2024

Todo ano, no dia 11 de abril, o mundo se une em uma causa importante: a conscientização da Doença de Parkinson. A data é uma oportunidade para a maior compreensão da sociedade sobre essa condição neurológica, crônica e progressiva, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A Doença de Parkinson é mais do que apenas um tremor. Ela afeta o sistema nervoso central, causando vários sintomas que podem incluir rigidez muscular, lentidão nos movimentos e dificuldade de equilíbrio. Além disso, muitas pessoas enfrentam desafios adicionais, como depressão, ansiedade, problemas de sono, alterações intestinais e urinárias que interferem significativamente na sua qualidade de vida.

11 de abril não serve apenas para reconhecer os desafios enfrentados por quem tem a doença, mas, também, como uma oportunidade de destacar a resiliência e a determinação dos que lutam contra ela diariamente. Além disso, é uma chance de apontar os avanços na pesquisa médica e as inúmeras organizações e profissionais dedicados à busca por melhores tratamentos.

Apoio e compreensão são fundamentais aos que vivem com Parkinson e com seus familiares, cuidadores e todos os envolvidos de alguma maneira. A empatia e o suporte emocional desempenham um papel crucial nessa jornada.

O maior entendimento da doença possibilita melhores práticas, inclusive quanto à compreensão da necessidade de acesso a recursos adequados e tratamento interdisciplinar de qualidade.

Neste dia, devemos nos unir para espalhar conhecimento, compaixão e esperança, com a certeza de que juntos podemos fazer a diferença na vida daqueles que vivem com Parkinson e buscar para que a doença não seja sinônimo de sofrimento e limitação, mas de superação e cura.

Contribuição técnica:
CC (Md) Simone Gomes
Encarregada da Clínica de Neurologia
do Hospital Naval de Natal

Compartilhe