Quiz Parkinson



1

A doença de Parkinson ocorre quando o sistema imunológico (que garante a proteção do nosso corpo) ataca e destrói células saudáveis do nosso organismo.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

A doença se deve à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a dopamina e a falta ou a diminuição dessa substância afetam movimentos voluntários do corpo, ocasionando sintomas característicos.



2

O tremor é um dos principais sintomas da doença de Parkinson, assim como a rigidez muscular.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

A rigidez ocorre pelo aumento da inflexibilidade dos músculos, sempre estará presente e aumentará durante o movimento, sendo a responsável pela redução das expressões faciais, por exemplo. A doença causa, ainda, lentidão e desequilíbrio e pode, também, provocar alterações na articulação da fala, na voz, na escrita e dificuldades para engolir.



3

A doença de Parkinson é de fácil diagnóstico, pois pode ser detectada em exames de imagem.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

O diagnóstico é feito, principalmente, pela avaliação clínica de um médico experiente. Os sintomas de Parkinson também se sobrepõem aos de outras doenças neurodegenerativas, o que torna o diagnóstico ainda mais complicado.



4

A doença de Parkinson não tem cura e seu tratamento é feito exclusivamente com medicamentos.




ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

De fato, a doença ainda não tem cura, porém, para que o paciente tenha uma melhor qualidade vida, além dos medicamentos, o tratamento dever incluir suporte de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Em casos mais graves, cirurgias específicas podem ser indicadas.



5

Pessoas com Parkinson apresentam elevado risco de depressão.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

Estima-se que a depressão, isoladamente, é a alteração não-motora mais comum na doença de Parkinson, presente em grande parte dos pacientes. Quando não tratada, ela chega a intensificar outros sintomas da doença.



6

A dança e a musicoterapia auxiliam no tratamento de pessoas que têm a doença de Parkinson.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

O apoio da musicoterapia no tratamento da doença de Parkinson contribui positivamente na qualidade de vida do paciente, estimulando a melhora da voz, fala e outros processos relacionados à deglutição. Além disso, o uso de danças como o tango, conhecido como “tangoterapia”, auxilia no equilíbrio e na movimentação.





Compartilhe