Vacina da BCG completa 100 anos

Enviado em: 28/06/2021

image

No dia 1º de julho é comemorado o Dia da Vacina BCG. Uma vacina tão importante que merece ter um dia a ser celebrado. Neste ano, comemoramos 100 anos que ela foi utilizada pela primeira vez. Foi em 1921, quando uma mãe que apresentava tuberculose teve o seu recém-nascido vacinado. No Brasil, a vacina começou a ser usada em 1927. A partir de 1976, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG. É recomendada sua aplicação em crianças entre 0 e 4 anos 11 meses e 29 dias, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, ao nascer. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a aplicação seja em dose única.

Crianças vacinadas na faixa etária prevista que não apresentam cicatriz vacinal não necessitam ser revacinadas. Uma vez que a segunda dose não provoca um aumento considerável na proteção, não havendo evidências científicas de sua necessidade.


Qual a importância dessa vacina?

A maior parte das pessoas associa a tuberculose à uma doença antiga e que causou muitas mortes apenas no século passado, porém a realidade é outra. Segundo o Boletim Epidemiológico de Vigilância em Saúde de 2020, o Brasil registrou 66.819 novos casos de tuberculose.

De acordo com a OMS, nos países onde a BCG integra o calendário vacinal infantil, há uma redução anual significativa da incidência dos casos de meningite tuberculosa. Mas o impacto positivo dessa vacina depende diretamente do alto índice de cobertura vacinal. Razão pelo qual é tão importante que todas as crianças sejam vacinadas com a vacina BCG.

E o melhor de tudo é que todo o acompanhamento vacinal do seu filho pode ser realizado nos setores de imunização das Policlínicas Navais na área do Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse www.saudenaval.mar.mil.br/vacinacao .

CT (S) Cristiane Gabriel
Enfermeira
Policlínica Nossa Senhora da Glória



Referência:
ANEXO V–INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO 2020
Dados da OMS sobre a BCG: Sociedade Brasileira de Imunizações




Veja também: