Vacinação contra a COVID-19

Enviado em: 30/04/2021 | Atualizado: 18/05/2021 às 14:20




PERGUNTAS FREQUENTES Vacinação


Nas localidades nas quais a vacinação contra Covid-19 já contemple pessoas com
comorbidades, a Família Naval pode procurar o ponto de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde mais próximo de sua residência para imunização.

Para o direito à vacinação, o usuário portador de comorbidade, prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), deve apresentar comprovante que demonstre pertencer a esse grupo prioritário como resultados de exames, relatório médico ou prescrição médica recente.

Em caso de necessidade de documento comprobatório, o usuário deve solicitar a seu médico
assistente ou procurar atendimento no Serviço de Medicina Integral (SMI), disponível no
Ambulatório Naval da Penha e nas Policlínicas Navais Nossa Senhora da Glória, de Campo
Grande e de Niterói. Além disso, o Sanatório Naval de Nova Friburgo e a Policlínica Naval de
São Pedro da Aldeia também oferecem esse atendimento aos usuários.

A Marinha do Brasil e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) estão juntas na campanha de vacinação contra a Covid-19. Postos foram criados no Espaço Cultural da Marinha (para atendimento a pedestres) e no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves - CIAMPA (para atendimento a pedestres e drive-thru).

Espaço Cultural da Marinha (Google Maps)
Boulevard Olímpico, Praça XV Centro, Túnel Pref. Marcello Alencar, Rio de Janeiro – RJ

CIAMPA (Google Maps)
Avenida Brasil, 44878 – Campo Grande – Rio de Janeiro, RJ

De segunda a sábado, das 8h às 17h.
Confira o calendário completo de vacinação por idade e dia no site da Prefeitura do Rio.

No município do Rio de Janeiro, os atendimentos estão sendo feitos para o público em geral, seguindo o calendário do Plano Operacional da Vacina contra a COVID-19 do Governo Federal. O cronograma mantém o padrão decrescente de idades, com previsão de vacinar pessoas dos grupos prioritários.

Os usuários devem apresentar comprovante que demonstre pertencer a um desses grupos de comorbidades (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.), de acordo com atendimento junto ao seu médico ou por meio de atendimento no Serviço de Medicina Integral, disponível no Ambulatório Naval da Penha e nas Policlínicas Navais Nossa Senhora da Glória, de Campo Grande e de Niterói. Além disso, o Sanatório Naval de Nova Friburgo e a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia também oferecem esse atendimento aos usuários.

A vacinação nos postos da MB corresponde à primeira dose. Quem já se vacinou anteriormente, em unidades da Secretaria Municipal de Saúde, deverá retornar ao local de vacinação para realizar a segunda dose.

Pessoas que apresentaram exame PCR positivo para a COVID-19 nos últimos 30 dias deverão adiar a vacinação por quatro semanas a partir da data de início dos sintomas.

Quem tomou vacina contra influenza deve aguardar 14 dias para tomar a vacina contra a COVID-19.

Neste momento, a vacinação cumpre o estabelecido no Plano Nacional, priorizando os grupos prioritários, mantendo o padrão decrescente de idades. Estão incluídos neste calendário gestantes, pessoas com deficiência permanente e indivíduos com comorbidades.

As comorbidades prioritárias são: diabetes mellitus, hipertensão grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, câncer e obesidade grave, entre outras. A lista completa pode ser consultada no site da Prefeitura do Rio.


COMUNICADO DSM


A Marinha do Brasil e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) estão juntas na campanha de vacinação contra a Covid-19. Postos foram criados no Espaço Cultural da Marinha (para atendimento a pedestres) e no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves - CIAMPA (para atendimento a pedestres e drive-thru).

Os atendimentos estão sendo feitos para o público em geral, seguindo o calendário do Plano Operacional da Vacina contra a Covid-19 do Governo Federal. O cronograma mantém o padrão decrescente de idades, com previsão de vacinar pessoas dos grupos prioritários.

Estão incluídos neste calendário gestantes, pessoas com deficiência permanente e indivíduos com comorbidades. As comorbidades prioritárias são: diabetes mellitus, hipertensão grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, câncer e obesidade grave, entre outras.

Comorbidades: O local em que você mora já está vacinando pessoas com comorbidades? Você faz parte desse grupo? Se sua resposta for sim, procure o ponto de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde mais próximo de sua residência.

Para o direito a vacinação, a pessoa com comorbidade (prevista no Programa Nacional de Imunizações) deve apresentar comprovante que demonstre pertencer a esse grupo (como, por exemplo, resultados de exames, relatório médico ou prescrição médica recente).

Em caso de necessidade do documento comprobatório, o usuário deve solicitá-lo a seu médico assistente ou procurar atendimento no Serviço de Medicina Integral (SMI), disponível no Ambulatório Naval da Penha e nas Policlínicas Navais Nossa Senhora da Glória, de Campo Grande e de Niterói.

Além disso, o Sanatório Naval de Nova Friburgo e a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia também oferecem esse atendimento aos usuários.

ATENÇÃO:

  • A vacina aplicada é a AstraZeneca, em duas doses, com intervalo ideal de 12 semanas. A vacinação nos postos da Marinha corresponde à primeira dose. Quem já se vacinou anteriormente, em unidades da Secretaria Municipal de Saúde, deverá retornar ao local de vacinação para realizar a segunda dose.
  • Pessoas que apresentaram exame PCR positivo para a COVID-19 nos últimos 30 dias deverão adiar a vacinação por quatro semanas a partir da data de início dos sintomas.
  • Quem tomou vacina contra influenza deve aguardar 14 dias para tomar a vacina contra a Covid-19.