Na manhã de 28 de março, o Navio-Patrulha “Babitonga” atracou no Píer
Pontal para participar das celebrações dos 253 anos de Porto Alegre. Esta
embarcação desempenhou um papel fundamental no apoio à população gaúcha
afetada pelas enchentes de 2024, sendo o primeiro a trazer à cidade as
doações destinadas a mitigar os danos causados pelas fortes chuvas que
afetaram o estado do Rio Grande do Sul.
Neste mesmo dia, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante
Augusto José da Silva Fonseca Junior, acompanhado do Capitão dos Portos de
Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Flávio Firmino dos Santos, recebeu a
bordo do “Babitonga” o Prefeito Sebastião Melo e a Vice-Prefeita Betina Worm.
Na ocasião também estiveram presentes o Comandante Militar do Sul, General
Hertz Pires e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio
Grande do Sul (CBMRS), Coronel Julimar Fortes Pinheiro, além de Secretários
Municipais, Grupos de Escoteiros do Mar e membros da Comunidade Marítima
e Náutica.
Durante o final de semana, o navio esteve de portas abertas à população
para visitações guiadas. Mais de cinco mil pessoas passaram pela embarcação,
vivendo uma experiência única ao explorar o interior do “Babitonga” e
conhecer mais sobre o trabalho da Marinha do Brasil.
Para completar os eventos comemorativos, a Banda de Músicos do 5º
Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (5º BtlOpLitFN) também
esteve presente e realizou apresentações no Parque Pontal, às margens do Rio
Guaíba, ao entardecer. Ao som dessas apresentações e com pôr do sol ao
fundo, foi proporcionado aos porto alegrenses um momento de reflexão e
confraternização, celebrando a história e a importância de Porto Alegre.
Em seu aniversário, Porto Alegre recebeu o navio não apenas como um
símbolo de celebração, mas também como um elo de apoio e união entre
autoridades, militares e a comunidade em tempos adversos.



