Nos dias 8 a 11 de maio, a Marinha do Brasil esteve presente na
“Semana de Superação e Solidariedade”, realizado em Porto Alegre. O evento
celebrou o progresso na reconstrução do Rio Grande do Sul após a histórica
enchente de 2024. Mais do que uma comemoração, representou um gesto de
união entre as Forças Públicas e a população afetada pela tragédia.
Durante o evento, a Capitania Fluvial de Porto Alegre apoiou a
apresentação da Banda de Música do 5º Batalhão de Operações Litorâneas de
Fuzileiros Navais e a visitação pública ao Navio-Patrulha “Babitonga”. Ambas as
atividades ocorreram nos dias 10 e 11 de maio e proporcionaram à população
a chance de conhecer a Marinha do Brasil no desempenho de suas funções.
O Navio-Patrulha “Babitonga” recebeu quase 5.000 visitantes, oferecendo
uma experiência única.
Durante as enchentes, o “Babitonga” foi o primeiro
meio a chegar para apoiar as vítimas, trazendo 12 mil litros de combustível, 5
mil litros de água potável e uma tonelada de donativos, beneficiando mais de
2,2 milhões de pessoas afetadas.
A “Semana de Superação e Solidariedade” ressaltou a importância do
trabalho conjunto entre as instituições e a sociedade civil. A presença
marcante da Marinha reafirmou seu papel não apenas na defesa das águas
nacionais, mas também como força atuante em momentos de crise
humanitária.
