Capitania Fluvial de Porto Alegre realiza cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha

No dia 6 de novembro, a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou uma cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Amigo da Marinha. O evento foi presidido pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, e contou com a presença do Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo da Silva Tavares, e do Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) de Porto Alegre, Paulo Renato Möller Paradeda.

Na ocasião, foi realizada a imposição da Medalha “Amigo da Marinha”. A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.

Neste ano, foram agraciados o Colégio Militar de Porto Alegre, o Auditor-fiscal da Receita Federal, Adair Maicá Vieira, o Guarda Portuário do Setor de Inteligência, Carlos Alberto Tissot, o Vice-Comodoro Social do Clube Veleiros do Sul, Eduardo Secco Hofmeister, o Desembargador Federal do Trabalho, João Paulo Lucena, e a Vereadora do Município de Porto Alegre, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard.

Em seu pronunciamento, o Comandante do 5º Distrito Naval ressaltou que a SOAMAR Porto Alegre tem contribuído de maneira significativa para o cumprimento da missão da MB no município e deu as boas-vindas aos novos agraciados com a Medalha Amigo da Marinha: “A Marinha está honrada em recebê-los como nossos mais novos amigos”, afirmou o Vice-Almirante.

O Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado anualmente pela Marinha do Brasil no dia 6 de novembro, data natalícia do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, responsável pela fundação da SOAMAR e sua expansão no Brasil. Nesta data, presta-se uma justa homenagem àqueles voluntários que, de forma espontânea, auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos da sociedade, os valores e ações da Instituição, fomentando a mentalidade marítima, a relevância da Força Naval, sua rica história de contribuição ao País, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional.

 

Presidente da SOAMAR Porto Alegre, Comandante do 5º Distrito Naval e Capitão dos Portos de Porto Alegre

 

 

Comandante do 5º Distrito Naval realizou a imposição da medalha ao Colégio Militar de Porto Alegre