CFPA participa do Dia Mundial da Limpeza em Porto Alegre

CFPA participa do Dia Mundial da Limpeza em Porto Alegre

No dia 18 de setembro, a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) participou da iniciativa #limpeolagoguaiba, alusiva ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), promovida pelo Grupo Tchê Travessias e apoiadores, na Orla do Rio Guaíba, em Belém Novo.

Um grupo com cerca de cinquenta voluntários, dentre eles, militares da CFPA, nadadores e remadores do Grupo Tchê Travessias, e equipe da Prefeitura de Porto Alegre, reuniram-se em mutirão para conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao lixo e da preservação marítima.

Em um trajeto de 3,4 KM entre a Praça José Comunal e a Praia do Veludo, cerca de meia tonelada de lixo foi recolhida pelos participantes e propriamente destinada pela equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Prefeitura.

No mesmo dia, a Marinha do Brasil realizou diversas outras ações, em todo o País, alusivas à quarta edição anual do Dia Mundial da Limpeza, com o tema “World Cleanup Day - Mar Limpo é Vida". O evento como um todo consiste na incrementação da mentalidade marítima na sociedade, em cumprimento às ações previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, respeitando os protocolos de prevenção e combate à pandemia de COVID-19.

O "World Cleanup Day" (Dia Mundial da Limpeza) é um programa de ação social global, destinado a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de combater problemas ambientais causados por resíduos sólidos, inclusive os detritos marinhos. Além da retirada de lixo dos ambientes aquáticos (praias, lagos, rios e respectivas orlas), foram realizadas outras ações, como palestras e Inspeções Navais, voltadas para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por embarcações, bem como o incentivo a conscientização de que as medidas adotadas concorrerão para o fomento sustentável da economia do mar e para a preservação da Amazônia Azul.