O Desfile Cívico-Militar em homenagem aos 197 anos da Independência reuniu mais de 4 mil militares e civis na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Capital Gaúcha, no sábado, 7 de setembro. O grupamento da Marinha do Brasil foi formado por dois destacamentos, sendo o primeiro, composto por marinheiros do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) e do Núcleo de Formação de Reservistas Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG). O segundo destacamento foi formado por Fuzileiros Navais do GptFNRG. Este ano, o desfile contou com uma atração a mais. Cerca de 40 embarcações dos clubes náuticos e dos Grupos Escoteiros do Mar de Porto Alegre realizaram um desfile náutico no Rio Guaíba, proporcionando um belo espetáculo ao público, em homenagem à data.
O desfile da MB contou, ainda, com a participação de um destacamento motorizado, composto por uma viatura e uma embarcação de casco semi-rígido, empregada nas ações de Inspeção Naval e de Busca e Salvamento; e uma viatura de cinco toneladas do GptFNRG, empregada no apoio logístico e no transporte de pessoal.
O desfile foi presidido pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul em Exercício, Delegado Ranolfo Vieira Júnior e prestigiado por centenas de pessoas. Estiveram presentes o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Macedo Brasil e o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos.
A Marinha desfilou em Porto Alegre sob os aplausos do público.

