Câmara Municipal de Porto Alegre presta homenagem à Marinha do Brasil pelos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou uma homenagem à Marinha do Brasil pela passagem do 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. O Período de Comunicações Temáticas, realizado durante a Sessão Ordinária do dia 13 de junho no Plenário Otávio Rocha, foi proposto pela Mesa Diretora da casa, presidida pela vereadora Mônica Leal. Estiveram presentes ao evento o Comandante da ALA 3, Major Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos; o Coronel Ricardo Fiamoncini, do Comando Militar do Sul; o Major Cézar Chaves, representante da Brigada, além de militares da Capitania, vereadores, autoridades locais e integrantes da Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre.

Ao iniciar a homenagem, os presentes cantaram o Hino Nacional, executado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. A vereadora Mônica Leal ressaltou que a Data Magna da Marinha do Brasil comemora a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança, e destacou que ao longo do conflito o Brasil ganhou força e identidade como nação.

Em seguida, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, CMG Rafael Santos destacou que os Heróis Navais, Almirante Barroso, Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial Marinheiro Marcílio Dias legaram exemplos de patriotismo, dedicação e heroísmo a todos os brasileiros. A Banda encerrou a homenagem tocando o Hino do Rio Grande do Sul e o “Cisne Branco”.

Homenagem à Marinha do Brasil realizada durante Sessão Ordinária do dia 13 de junho
Créditos: Leonardo Contursi / CMPA