CFPA e parceiros promovem Projeto “Marinheiro por um dia” em Porto Alegre

A Capitania Fluvial de Porto Alegre, em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre (SOAMAR-POA), o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) e a Orgatur Navegação e Turismo Ltda., deu início nesta terça-feira, 16 de abril, ao projeto “Marinheiro por um dia”, na Capital Gaúcha. No primeiro dia de atividades, a iniciativa reuniu 40 crianças integrantes de projetos do Sesc/RS, oportunidade em que puderam conhecer um pouco sobre a Marinha do Brasil e participar de um belo passeio pelo Rio Guaíba a bordo do Barco Cisne Branco.

O tempo chuvoso não foi motivo de desânimo. Antes das 9h as crianças já estavam todas embarcadas e prontas para absorver tudo o que a nova experiência seria capaz de proporcionar. Durante a manhã, eles aprenderam um pouco sobre a história da Marinha do Brasil (MB), os heróis navais e as atividades realizadas pelos militares da MB; tiveram noções básicas sobre navegação; e aprenderam a fazer os tradicionais nós marinheiros. Para muitas das crianças foi uma oportunidade de ver Porto Alegre por um ângulo diferente, do Rio Guaíba para a cidade, e observar importantes pontos turísticos e históricos. Para finalizar, eles ainda fizeram um “tour” pelo Barco Cisne Branco e conheceram os compartimentos dessa embarcação de turismo da Capital Gaúcha.

Maria Eduarda Martins Costa, 9 anos, encarregou-se de registrar todos os momentos ao lado dos colegas. “Essa foi a primeira vez que andei em um barco. Achei muito legal, aprendi sobre os heróis da Marinha que são gaúchos e como foi criada a Marinha. O que mais gostei foi da aula de nós”, respondeu falante.

Nesse primeiro encontro, participaram das atividades crianças que fazem parte do projeto Centro Sesc de Iniciação Olímpica, desenvolvido pela unidade do Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, e as atendidas pelo programa Habilidades de Estudo, do Sesc Navegantes.

O projeto “Marinheiro por um dia” será realizado a cada quinze dias, às terças-feiras pela manhã. A próxima edição acontecerá no dia 30 de abril. As inscrições são gratuitas e estão abertas as escolas, projetos sociais e grupos escoteiros do mar. As instituições interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (51) 3226-1711 (Ramal 225) ou pelo e-mail cfpa.secom@marinha.mil.br.

Marinheiros por um dia aprendem a fazer nós e voltas

 

Crianças encantadas com a Carta Náutica