Capitania Fluvial de Porto Alegre dá início às atividades do Projeto “Pátria Amada Brasil”

Com o objetivo de promover o espírito cívico e a valorização dos símbolos nacionais entre estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) deu início, no dia 12 de abril, às atividades do projeto “Pátria Amada Brasil”. Na oportunidade, estudantes da Escola de Ensino Fundamental Marechal Cândido Rondon, de Estância Velha-RS, assistiram a um cerimonial à Bandeira Nacional comentado, realizado por militares da Marinha do Brasil e cantaram o hino nacional.

A atividade foi realizada em dois horários. Pela manhã para os alunos de 5º a 9º ano e, à tarde, para as crianças da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental. Após a realização do cerimonial, foi realizado uma explanação sobre as principais atividades realizadas pela Marinha do Brasil e os alunos puderam tirar dúvidas.

Entre os militares que foram até a Escola estava o 1ºSG-EL Márcio Cristiano Dilkin Bernardes, ex-aluno da Marechal Cândido Rondon, militar da CFPA. Voltar ao local onde estudou quando criança foi motivo de emoção para o militar, que fez questão de contar sua história e prestou informações de como ingressar na Marinha.

Para a diretora da Escola, Kelen Calgaroto, a visita da Marinha do Brasil é uma oportunidade nova aos estudantes e faz parte dos objetivos da instituição, que é divulgar bons exemplos e indicar diferentes opções de carreira para as crianças.

Além da valorização da educação cívica, o “Pátria Amada Brasil” pretende criar vínculos das futuras gerações com a Marinha, angariando profissionais para o serviço militar. Esse projeto também aumenta na sociedade a percepção sobre a importância do mar e das águas interiores para o País e fornece às crianças exemplos de civismo e amor à Pátria.. O Projeto é uma iniciativa do Comando do 5º Distrito Naval e teve início em 2018 nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Estudantes da Escola Marechal Cândido Rondon participaram do ao cerimonial à Bandeira comentado e cantaram o Hino Nacional