NApOc “Mearim” abre para visitação pública em Porto Alegre

    O Navio de Apoio Oceânico “Mearim” foi visitado por mais de 600 pessoas nos dias 23, 24 e 26 de março. A atividade integrou a programação da Semana de Porto Alegre, alusiva ao aniversário de 247 anos da cidade, celebrado em 26 de março.  
    Nos dias em que esteve aberto à visitação pública, adultos e crianças puderam conhecer de perto a estrutura desse navio de guerra - equipado com duas metralhadoras de 12,7 mm (0,50 polegadas) e duas metralhadoras MAG 7,62 mm - que possui como tarefas realizar atividades de apoio logístico móvel; patrulha e inspeção naval; busca e salvamento; e minagem.
    Construído na Índia em 2011, o navio foi  adquirido pela Marinha do Brasil no ano de 2018. Atualmente o NApOc “Mearim” está subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, do Comando do 5° Distrito Naval, e fica sediado na cidade de Rio Grande. Possui 63 metros de comprimento e sua tripulação é constituída por 35 militares.

 

Navio realiza saída-tipo com estudantes

    Em sua estréia na Capital Gaúcha, o navio recebeu, no dia 25 de março, cinquenta alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, pertencentes ao Grêmio Marinha do Brasil, e quarenta alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar para uma saída-tipo, onde tiveram a oportunidade de navegar no rio Guaíba e conhecer um pouco da vida de bordo e das tarefas dos militares da Marinha do Brasil.
    A atividade teve como objetivo divulgar a mentalidade marítima e a missão da Marinha do Brasil junto ao público jovem. Durante o percurso, os estudantes tiveram noções de manobra e de convés, conheceram as máquinas e a planta elétrica do navio.