Capitania Fluvial de Porto Alegre tem novo Comandante

No dia 21 de janeiro, o Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos assumiu o cargo de Capitão dos Portos de Porto Alegre, em cerimônia presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira. Estiveram presentes o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o Prefeito de Porto Alegre em Exercício, Gustavo Paim; o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Márcio Velloso Guimarães; o Comandante da ALA3, Major Brigadeiro do Ar, Arnaldo Silva Lima Filho, entre outras autoridades civis e militares.

 

Cerimônia contou com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

 

Natural de Nova Iguaçu-RJ, o CMG Rafael Santos serviu, nos últimos dois anos e meio, em Brasília-DF, onde exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Operações Conjuntas no Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética no Exército Brasileiro. Na carreira, exerceu as funções de encarregado da Divisão de Operações e da Divisão de Comunicações da Fragata “Dodsworth”; ajudante de navegação da Fragata “USS Ford” (FFG-54), da Marinha dos Estados Unidos; encarregado e instrutor da Divisão de Patrulha Naval e da Divisão de Comunicações e Guerra Eletrônica, no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão; comandante do Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro”, um dos “Navios da Esperança” da Marinha do Brasil na Amazônia; e chefe do Departamento de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social da Marinha.

Graduado em Ciências Navais - habilitação em eletrônica pela Escola Naval, o novo Comandante ingressou na Marinha do Brasil em 1989, pelo Colégio Naval. Realizou os seguintes cursos na carreira: Especialização em Eletrônica para Oficiais; Aperfeiçoamento para Oficiais de Superfície; Estado-Maior para Oficiais Intermediários; Estado-Maior para Oficiais Superiores; Expedito de Atualização para Comandantes; Especialização em Gestão Empresarial; Gerenciamento de Projetos na Prática; Estágio de Comunicação Social para Oficiais do Quadro do Estado-Maior da Ativa, no Centro de Comunicação Social do Exército; Oficial de Guerra de Superfície, na Marinha dos Estados Unidos; e curso Básico de Oficial de Abordagem, na Guarda Costeira dos Estados Unidos. Foi condecorado com as Medalhas Militar de Prata, Mérito Marinheiro de Três Âncoras, Mérito Tamandaré e Navy and Marine Corps Achievement Medal, essa última da Marinha dos Estados Unidos.

O CMG Rafael Santos recebeu o cargo do CMG Amaury Marcial Gomes Júnior, que servirá no Comando do 1º Distrito Naval, situado no Rio de Janeiro-RJ.