Comandante do 5º Distrito Naval entrega prêmio ao vencedor nacional da "Operação Cisne Branco” 2018

É da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, o vencedor nacional do Ensino Fundamental da “Operação Cisne Branco” 2018, realizada pela Marinha do Brasil. O aluno do 8º ano do Colégio Militar de Porto Alegre, Giovani Severgnini Vargas, foi o grande vencedor do concurso de redação, que envolveu milhares de estudantes em todo o País. A cerimônia de premiação foi realizada pela Capitania Fluvial de Porto Alegre, no dia 18 de janeiro de 2019.

Giovani tem 14 anos e passou para o nono ano do Ensino Fundamental. Nos últimos três anos o jovem tem se destacado na disciplina de matemática. Em 2017, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Regional de Matemática da grande Porto Alegre, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Em 2018 ele mostrou que o seu talento vai além dos números, e conquistou o reconhecimento nacional após elaborar a redação, cujo o tema foi “No mar, segurança em Primeiro Lugar”, para participar da OCB. Para escrever o texto, Giovani conta que fez uma pesquisa sobre a Força e seus projetos estratégicos pela internet. “O concurso possibilitou que eu conhecesse melhor o trabalho da Marinha do Brasil. Estou muito feliz por conquistar o prêmio”, acrescentou.

O vencedor nacional da OCB recebeu notebook durante cerimônia na Capitania Fluvial de Porto Alegre

O jovem, que também foi vencedor regional na área do Comando do 5º Distrito Naval, recebeu como premiação um notebook e terá a oportunidade de fazer um passeio no Navio-Veleiro “Cisne Branco”, com data ainda a ser definida pela Marinha. Para adquirir o prêmio, a MB contou com o patrocínio da Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX) e Fundação Habitacional do Exército (FHE).

A Cerimônia, que também celebrou o aniversário do 171 anos da Capitania Fluvial de Porto Alegre, foi presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira e conduzida pelo Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior. Estiveram presentes ainda, o Capitão dos Portos nomeado, Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos; o representante do Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), Major Victor da Silva Rosa; o representante da Agência da POUPEX e da FHE de Porto Alegre, Rodrigo da Silva Benitez; familiares do estudante e convidados. Após receber a premiação, o aluno realizou a leitura da redação para os presentes.

Desenvolvida anualmente pela Marinha do Brasil, a “Operação Cisne Branco” busca despertar nos jovens, seus pais e professores, o interesse por assuntos ligados à Marinha do Brasil e às tradições navais. O concurso de redação é promovido em nível nacional para alunos das redes pública e privada. Antes da produção dos textos, os estudantes assistem palestras, participam de mostras e recebem orientações sobre temas relacionados à Marinha do Brasil, tais quais formas de ingresso e Amazônia Azul.

Leitura do texto vencedor da OCB 2018 – Ensino Fundamental