Marinha do Brasil promove Cerimonial à Bandeira no Parque Orla Moacyr Scliar

Evento encerrou às atividades alusivas ao Dia do Marinheiro

A Marinha do Brasil realizou, no dia 22 de dezembro, um Cerimonial à Bandeira Nacional narrado no Parque Orla Moacyr Scliar, um dos cartões-postais de Porto Alegre. O evento encerrou as atividades alusivas ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 de dezembro, e contou com representações do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e da Brigada Militar. Outras centenas de pessoas, entre eles convidados e público que passava pelo local, assistiram ao evento.

O cerimonial de arriou da Bandeira teve início às 20h20min, quando foi explicado aos presentes que o mesmo é uma tradição que se repete diariamente na Marinha do Brasil, quando a Bandeira Nacional é hasteada às 8h, e ao pôr do sol, quando é arriada. Logo após cumprir os 5 minutos que antecedem o cerimonial o Oficial de Serviço comandou o “Arriou” e a Banda de Música da Ala 3 entoou o Hino Nacional que foi cantado por todos os presentes.

Recentemente revitalizado a orla do Rio Guaíba reúne milhares de pessoas aos finais de semana, no fim de tarde, para apreciar o pôr do sol. O cerimonial chamou a atenção do público que, ao final, agradeceu e parabenizou os militares com uma salva de palmas.

O Dia do Marinheiro é uma homenagem ao Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1807. Além do evento, foi realizado no dia 16 de dezembro, a Ação Cívico-Social “Natal da Cidadania”, em conjunto com o Sistema Fecomércio / Sesc/ Senac, e as Regatas “Almirante Tamandaré” de Remo e de Vela.

Cerimonial à Bandeira Nacional foi realizado em um dos cartões-postais de Porto Alegre, a Orla Moacyr Scliar

 

O evento reuniu representações da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Brigada Militar