Rugas da Dentição - O que é isso?

abra os ouvidos!

Antigamente, as pessoas achavam que, conforme fossem ficando mais velhas, iriam perdendo os dentes gradativamente. Era comum associar a necessidade do uso de uma prótese total (dentadura)em pessoas com idades mais avançadas. Porém, felizmente, esta realidade está mudando!

Devido aos avanços da ciência na área da Odontologia, à maior facilidade de disseminação de informações sobre prevenção de doenças bucais, à presença de flúor na água e outros fatores, percebemos que as pessoas estão envelhecendo e mantendo grande parte dos seus dentes. Essa alteração fez com que a natureza dos problemas odontológicos a serem solucionados em pessoas mais velhas fosse modificada.

Com o envelhecimento, os dentes anteriores vão perdendo aquele aspecto de serrilhado (que vemos claramente nas crianças),vão ficando desgastados,escurecendo, e, muitas vezes,os incisivos inferiores vão entortando e se posicionando uns sobre os outros, o que é denominado apinhamento dentário.

Mas por que os dentes entortam com o passar do tempo?

Eles não são ligados ao osso de maneira rígida. Na verdade, o dente é fixado ao osso por meio de um ligamento que contém fibras e células, que permitem a movimentação do dente e a remodelação óssea ao seu redor quando submetido a certas forças.

Ao longo dos anos, a mastigação e a deglutição “empurram” os dentes para frente, gerando um acúmulo de forças nos dentes anteriores inferiores, que faz com que eles entortem. Além disso, as pessoas mais velhas geralmente têm algum grau de perda do osso que suporta (“segura”) os dentes, o que permite que eles se movimentem com mais facilidade.

Você consegue sentir este efeito quando percebe que restos de comida estão ficando presos nos incisivos inferiores, quando um dente que estava alinhado entortou, ou quando você observa que um incisivo que era um pouco torto em sua adolescência agora parece estar ainda mais torto, posicionando-se sobre ou atrás dos incisivos do lado.

Esse apinhamento é conhecido como “rugas da dentição” ou "rugas da boca"e é uma característica normal do envelhecimento.

E o que esse apinhamento pode causar?

Muitas pessoas querem tratar o apinhamento porque se incomodam com o aspecto visual, acham feio ter os dentes tortos. Mas, além de afetar a estética, o apinhamento dificulta a higienização. Escovar e passar fio dental em dentes alinhados é mais fácil do que em dentes tortos. Portanto, quem tem apinhamento dos dentes possui mais chance de ter problemas gengivais, periodontias e cárie.

Então, caso identifique que este fenômeno está acontecendo em você, dedique-se mais à higiene de seus dentes. Escove os dentes apinhados com bastante atenção,tenha paciência e não deixe de usar o fio dental! Cuide-se!

Letícia Alves Machado
Capitão de Corveta(CD)
Conselho Editorial do Saúde Naval





Para saber mais, leia: