Programas de Saúde

Escrever sua história envolve escolhas e consequências. Certamente, a busca por informação e prevenção é o melhor caminho para cuidar da sua saúde, tanto hoje como no futuro.

O Saúde Naval possui Programas voltados inteiramente à manutenção da saúde e qualidade de vida. Eles abrangem diversas especialidades e foram criados para transformar os hábitos dos usuários em ações saudáveis.

Abaixo você irá encontrar informações sobre os Programas e as principais ações desenvolvidas pelas Unidades de Saúde.


          

Programa de Imunizações

As Policlínicas Navais e o Ambulatório da Penha acompanham o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, para vacinar os usuários.

Essas Unidades também participam, juntamente com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, das campanhas de vacinação abertas à população.

Manter o calendário de vacinas em dia é uma ótima forma de se prevenir de inúmeras doenças. E isso serve para adultos e crianças. Saiba mais em Vacinação.

Programa de Controle da Hipertensão Arterial

Os usuários do Saúde Naval com 30 anos ou mais recebem atenção especial quando o assunto é Hipertensão. É comum que as Unidades de Saúde promovam campanhas para alertar as pessoas nessa faixa etária sobre sintomas e fatores de risco.

Para aqueles que são diagnosticados com a doença as Unidades oferecem palestras, oficinas e atividades fora dos ambulatórios. Esses pacientes também podem adquirir medicamentos anti-hipertensivos de forma gratuita nos postos SeDiMe. Procure a Unidade de Saúde mais próxima e saiba mais sobre o Programa.

Veja também o folder sobre Hipertensão Arterial em Cartilhas e Folders.

Programa de Controle do Diabetes Mellitus

Funciona em paralelo com o Programa de Controle da Hipertensão Arterial. Além das atividades comuns a pacientes hipertensos e diabéticos, o segundo grupo conta com oficinas que tratam de assuntos como alimentação saudável, manejo de insulina e disfunção erétil.

O Diabetes é um problema grave no Brasil e no mundo. A adoção de hábitos saudáveis diminui os riscos da doença e a informação deve ser a principal aliada de todos. Informe-se sobre as atividades do Programa na Unidade de Saúde mais próxima de você.

Acesse também a página de Cartilhas e Folders e saiba mais sobre o Diabetes.

Programa de DST/AIDS

Quando se fala em doenças sexualmente transmissíveis a palavra informação deve vir em primeiro lugar. A equipe médica do Saúde Naval é preparada para orientar cada usuário de forma individualizada.

Informe-se sobre as palestras e demais atividades do Programa na Unidade de Saúde mais próxima.

Leia também a Cartilha de DST/AIDS. Ela contém informações esclarecedoras sobre o assunto.

Programa de Dermatologia – controle da Hanseníase e prevenção do Câncer de Pele

Facilitar a identificação de Hanseníase e Câncer de Pele precocemente é um dos principais objetivos do Programa.

Esteja atento a lesões na pele, perda de pelos e pintas que apresentam mudanças. Procure uma Policlínica Naval ou o Ambulatório da Penha caso suspeite de algo. Durante uma consulta médica ou de enfermagem você será encaminhado a um especialista se for preciso.

Visite também a página de Cartilhas e Folders e informe-se mais sobre Câncer de Pele.

Folder sobre os Programas de Saúde