O melhor sempre está por vir

image

Viver muito. Esse é o desejo da maioria das pessoas. O tempo passa e acumulamos experiências, realizações e sabedoria. Apesar de tudo, a vida ainda é o maior presente de todos e ela pode (e deve!) ser muito boa após os 50, 60, 70, 80 anos... Para isso, o ponto principal é ter saúde.

Quando falamos em envelhecer bem, o mais importante é pensar que quanto antes você começar os cuidados para ter uma velhice ativa e feliz, melhor. Tenha em mente algumas “regras” básicas, como alimentação saudável, atividade física regular, cuidado com a saúde emocional e controle de doenças. Mas lembre-se, principalmente, que a pessoa mais velha continua a ter o seu espaço na sociedade com necessidades, capacidades e desejos como qualquer um.

Nada impede que você procure por orientações sobre como envelhecer de forma ativa desde cedo. Essa atitude pode ajudar bastante lá na frente. Ao longo deste mês, o Saúde Naval dará dicas de como começar a se cuidar para ter melhor qualidade de vida no futuro e como começar a planejar a sua vida para acumular anos e anos de experiências e realizações da melhor forma.

Os próximos capítulos podem ser os melhores da sua história. Envelhecer não é adoecer.

Leia também Senescência x Senilidade