Senescência x Senilidade

image

O envelhecimento é um processo fisiológico (normal) do ser humano e universal, pois atinge todos os indivíduos que vivem mais de 60 anos. Caracteriza-se por uma perda gradual nas reservas do organismo, com aumento do risco de contrair doenças e declínio na capacidade física e mental.

Vale ressaltar que esse processo, apesar de universal, varia de um indivíduo para outro, ou seja, uns envelhecem "melhor" que outros, dependendo de fatores genéticos e ambientais.

Todos que chegam à velhice experimentam as alterações fisiológicas (normais) desse processo, o que denominamos SENESCÊNCIA. Por exemplo, temos a leve perda auditiva (presbiacusia), diminuição da visão (presbiopia), leve alteração da memória, entre outras mudanças que não caracterizam doenças.

Diferentemente da SENESCÊNCIA, o termo SENILIDADE abrange processos patológicos (doenças) “típicos da velhice” que podem acometer alguns indivíduos, como doença do coração, câncer, demências (por exemplo, a Doença de Alzheimer), depressão etc.

É importante ficar claro que nem toda alteração significa doença, mas devemos ficar atentos para não atribuir alguns processos que surgem na velhice ao envelhecimento normal do organismo.

Gisele Mendes de Souza e Melo
Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md)
Chefe da Clínica de Geriatria
Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória