O envelhecimento é um processo fisiológico (normal) do ser humano e universal, pois atinge todos os indivíduos que vivem mais de 60 anos. Caracteriza-se por uma perda gradual nas reservas do organismo, com aumento do risco de contrair doenças e declínio na capacidade física e mental.
Vale ressaltar que esse processo, apesar de universal, varia de um indivíduo para outro, ou seja, uns envelhecem "melhor" que outros, dependendo de fatores genéticos e ambientais.
Todos que chegam à velhice experimentam as alterações fisiológicas (normais) desse processo, o que denominamos SENESCÊNCIA. Por exemplo, temos a leve perda auditiva (presbiacusia), diminuição da visão (presbiopia), leve alteração da memória, entre outras mudanças que não caracterizam doenças.
Diferentemente da SENESCÊNCIA, o termo SENILIDADE abrange processos patológicos (doenças) “típicos da velhice” que podem acometer alguns indivíduos, como doença do coração, câncer, demências (por exemplo, a Doença de Alzheimer), depressão etc.
É importante ficar claro que nem toda alteração significa doença, mas devemos ficar atentos para não atribuir alguns processos que surgem na velhice ao envelhecimento normal do organismo.
Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md)
Chefe da Clínica de Geriatria
Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória