Pular para o conteúdo principal

Hospital x Policlínica: saber para onde ir salva vidas

  • Publicado em 24/06/2022 - 19:17
  • Atualizado em 18/07/2022 - 22:00
Compartilhe:


Você sabe a diferença entre emergência e urgência?
Você já está resfriado há dias e decide procurar a emergência do hospital. Será que você tomou a decisão mais foi correta? Saber procurar a unidade de saúde mais adequada otimiza o atendimento e os tratamentos dos usuários do Sistema de Saúde. O uso incorreto dos serviços de prontos-atendimentos causa consequências como a superlotação, demora e, consequentemente, os custos ficam ainda mais altos. Entender a diferença entre Emergência e Urgência é o primeiro passo para você contribuir e ter o tratamento mais adequado.


Emergência

Para o atendimento ser classificado como emergência, deve se caracterizar o risco iminente de morte.
Os principais sintomas são: desmaios, alterações da sensibilidade e de força em braços e pernas ou dificuldades para falar, enxaquecas, dores no peito, alterações do ritmo cardíaco, dificuldades para respirar, cólicas renais e dores de forte intensidade.

Local de atendimento: nestes casos, os atendimentos deverão ser feitos nos hospitais.

Urgência

Para o atendimento ser classificado como urgência, deve se caracterizar por problemas de saúde que não precisam de atendimento imediato.
Os principais sintomas são: resfriados, dores de garganta, vômitos repetidos e lesões de pele.

Local de atendimento: Devem ser atendidos nas Policlínicas

Pense nos outros!
Seja na urgência ou na emergência, o usuário será atendido pelo médico. Mas ter a consciência de buscar o local correto contribui para o funcionamento do Sistema de Saúde.


Sintomas são determinantes
A decisão do atendimento mais imediato está associada à classificação dos sintomas e não à ordem de chegada do usuário, conforme a classificação de risco, de acordo com as normas internacionais. Assim, é possível adotar cuidados imediatos aos pacientes mais graves.


O significado das cores
A Seção de Pronto Atendimento utiliza o critério de hierarquização dos pacientes segundo o risco de seus sintomas ou doenças. A cada situação clínica é atribuída uma cor, de acordo com a gravidade. Assim, a ordem dos atendimentos segue, prioritariamente, desde os que necessitam de uma avaliação mais imediata até aqueles que podem aguardar um pouco mais. O critério é universal, sendo utilizado nos melhores serviços de emergência do mundo.

Emergência
Muito Urgente
Urgente
Pouco Urgente
Não Urgente

Compartilhe