Dicas para aproveitar a ceia de Natal com saúde


Comparecer a todas as confraternizações, reuniões familiares e fartas ceias de fim de ano com autocontrole para guloseimas é, no mínimo, desafiador, fazendo com que dezembro seja o mês mais calórico do calendário. Assim, todo final de ano traz o mesmo dilema: como aproveitar as delícias gastronômicas deste período sem ganhar quilos extras?

O primeiro passo, claro, é não exagerar na quantidade de comida e bebidas ingeridas. Além disso, é importante inovar nas opções dos pratos, pois, habitualmente, são ricos em guloseimas e escassos em ingredientes saudáveis.

Com criatividade e boa vontade, é possível encontrar o equilíbrio entre os prazeres das refeições comemorativas e a alimentação balanceada, terminando as festividades com a consciência e o corpo tranquilos. Ao substituir os ingredientes tradicionais por alimentos mais saudáveis e de alto valor nutricional, sua ceia ficará uma delícia e muito mais leve. Confira algumas dicas:

  • Use e abuse de temperos naturais, como alecrim, manjericão, alho, salsinha, orégano e tomilho, que conferem sabor refinado aos pratos e diminuem a necessidade do uso de sal;
  • Experimente fazer no forno as preparações que usualmente levariam fritura, como a rabanada e os salgadinhos;
  • Em vez de apostar no Tender como o prato principal da ceia, que é um embutido rico em sódio e conservantes, prefira outras opções de carnes, por exemplo: peru, frango ou peixe;
  • No preparo de molhos e salpicão, tente substituir o creme de leite e a maionese por iogurte natural e queijo cottage. Eles dão a mesma cremosidade e possuem um ótimo sabor, mas têm menos calorias e gordura, sendo opções mais saudáveis;
  • Inclua bandejas atrativas e fartas com saladas de vegetais, assim será mais fácil desviar a atenção para as preparações não tão saudáveis;
  • Oleaginosas, como nozes, avelã e castanhas, são muito saudáveis e devem ser usadas, mas nada de exageros, pois elas são bastante calóricas;
  • Sucos naturais de frutas, água de coco e água aromatizada (com canela, rodelas de abacaxi, laranja e limão) são ótimos substitutos para o refrigerante;
  • Para a sobremesa, tenha opções de salada de frutas ou espetinhos com frutas que dão um colorido à mesa e não possuem adição de açúcar. Você pode acrescentar ao lado potinhos com semente de chia, aveia e linhaça, que vão agregar valor nutricional e graça à apresentação das frutas;
  • Não exagere na bebida alcoólica, que é muito calórica e pobre em nutrientes. Antes de começar a beber, a melhor dica é ingerir muita água e, durante a festa, intercalar sempre o álcool com um copo de água. Assim, a tendência é diminuir o consumo do álcool ingerido e a ressaca do dia seguinte; e
  • Se estiver de férias, não abandone as atividades físicas. Aposte em uma simples caminhada, que já coloca seu corpo em movimento e queima algumas calorias.

Para ajudar nesta missão, preparamos um livrinho com receitas fáceis, saborosas e saudáveis, que está disponível aqui no site do Saúde Naval.


Jamile Coutinho Coelho de Novaes
Capitão-Tenente (S)
Encarregada do Serviço de Nutrição
Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória