Envelhecimento populacional: conquista da humanidade

Enviado em: 30/10/2019

image

Celebrado em 01 de outubro, o Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU como forma de lembrar a importância de investir em ações relacionadas ao processo de envelhecimento das populações.

O envelhecimento populacional é um fenômeno global, considerado uma conquista da humanidade, porém traz consigo inúmeros desafios a serem enfrentados. Na área de saúde, vale lembrar que os indivíduos mais velhos não constituem um grupo homogêneo e que a grande maioria encontra-se independente e contribuindo ativamente para sociedade.

Diante dessa heterogeneidade, são necessárias ações voltadas para atender as demandas dos diferentes perfis. No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável e a participação ativa no cuidado da própria saúde são importantes para todos e devem incluir atividade física adequada, alimentação balanceada, não fumar, beber com moderação e usar medicamentos sob orientação médica para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida.

O grupo de idosos considerados frágeis vem crescendo acentuadamente, sendo considerado o alvo prioritário para políticas de saúde, por ser o que mais necessita de cuidados de longo prazo.

Em atenção às necessidades da Família Naval, serão inaugurados hoje os Núcleos de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM), inicialmente nas Policlínicas Naval Nossa Senhora da Glória, Policlínica Naval de Niterói e Ambulatório Naval da Penha.


GISELE MENDES DE SOUZA E MELLO
Capitão de Mar e Guerra (Md)



Saiba mais em: