Dia Mundial do Câncer: saúde não se adia!

Enviado em: 31/01/2019

Até pouco tempo atrás, a ideia que se tinha de câncer era a de uma doença sem cura, sem tratamento, sinônimo de término da vida. Antigamente, as pessoas não conseguiam sequer pronunciar a palavra câncer, referindo-se a ela como “aquela doença”. Felizmente, nos dias atuais, esse contexto já está bem diferente!

O momento contemporâneo é de crescentes avanços científicos e tecnológicos, que têm nos levado a assistir diversas histórias de sucesso de pacientes diagnosticados com câncer e que seguem seus afazeres e rotinas diárias sem grandes restrições. Quantas histórias não conhecemos de pessoas que receberam o diagnóstico, trataram e hoje estão curadas?

Todos nós sabemos que o medo de descobrir algo, em exames e consultas de rotina, é um sentimento real. Afinal, receber um diagnóstico de câncer, realmente, não é fácil.

Quem nunca ouviu expressões do tipo: “prefiro não ir a médicos…eles sempre acham algo…não vou procurar...quem procura acha!” Com esse pensamento equivocado, muitos acabam por adiar consultas, exames e insistem em acreditar que não precisam de check-up e que sempre há outras prioridades à frente da saúde.

Pensando dessa maneira, muitas vezes, retardamos a descoberta de uma lesão ainda pequena, tratável e com grandes possibilidades de cura. Quando, por medo ou por alguma outra razão, adiamos essa descoberta e ligamos o alerta para a saúde apenas ao surgirem os sintomas, é bem provável que estejamos diante de uma lesão maior, que exige tratamentos mais complexos e que tem menores chances de cura.

Saúde não se adia! Não deixe de priorizar suas consultas, seus exames, o cuidado consigo! Pensando dessa maneira colocamos o cronômetro da vida para correr a nosso favor!

Ana Paula Almeida do Nascimento
Capitão de Corveta (S)
Conselho Editorial Saúde Naval